Um conteúdo:

Duas demissões agitaram os bastidores da ESPN na última semana. A emissora do Grupo Disney anunciou as saídas dos comentaristas Felippe Facincani, em 21/9, e Fábio Sormani, dois dias depois. As demissões não tiveram relação uma com a outra, apesar de terem acontecido com apenas dois dias de diferença e sido decididas pela área de Compliance da empresa.

Segundo apurou Ricardo Guimarães, para o Lance!, a saída de Facincani deu-se por um problema de relacionamento com a produção do canal. O caso foi levado a instâncias superiores e acabou culminando na demissão do jornalista.

Já Sormani foi demitido após uma acusação mais grave, que envolve homofobia. O jornalista teria feito uma piada de conotação sexual contra um funcionário LGBTQIA+ em um banheiro da emissora. O episódio teve testemunhas e o funcionário levou a reclamação ao RH.

Fábio Sormani e Felippe Facincani foram desligados da ESPN

Uma fonte ouvida pelo Lance citou a expressão ‘tolerância zero’ e que a Disney preza pela igualdade e o respeito dentro de sua empresa, independentemente de raça, gênero ou classe social. A ESPN, inclusive, tem um departamento específico para realizar palestras e treinamentos recorrentes sobre os temas.

Em nota divulgada na noite desta segunda-feira (3/10) pelo advogado Daniel Bialski, que representa Sormani, o jornalista se defendeu da acusação de homofobia, que classificou como fake news, e esclareceu que tudo não passou de uma “brincadeira feita com um velho companheiro de trabalho e que entendia ser meu amigo”.

Confira a íntegra:

Sou jornalista há 43 anos e sempre pautei minha vida pessoal e profissional regido por alguns princípios que me são muitos Valiosos e valorosos: ética, verdade, respeito, retidão e moralidade.

Dentro dessa minha história não posso aceitar a aleivosa divulgação que fui desligado da ESPN por homofobia. Isso é o que popularmente se diz fake news, o que é inaceitável.

E preferi me manifestar, porque quem cala, consente, diz o velho ditado. Por harmonizar com o secular axioma, estou aqui pedindo um minutinho de sua atenção para esclarecer os fatos.

Na última sexta-feira, dia 23/09/22, fui desligado da ESPN. Mas, ao contrário do que sites inveridicamente disseram, meu desligamento não se deu por homofobia. O comunicado do meu desligamento por parte da ESPN não cita, em momento algum, essa pratica preconceituosa. Aliás, nem mesmo o compliance da empresa entendeu o episódio desta maneira, ao contrário do que foi divulgado por alguns meios de comunicação.

Há uma distância e uma diferença enorme entre essa infundada adjetivação e a brincadeira feita com um velho companheiro de trabalho e que entendia ser meu amigo (por isso senti-me à vontade para fazê-la). A ESPN entendeu que feriu cláusulas contratuais, asseverando desrespeito e quiçá indevida, mas, repito, jamais discriminatórias.

A própria carta elaborada pelo Jurídico da ESPN sobre o meu desligamento não fala em trecho algum em ato homofóbico, e que isso, pois, fique bem claro para descartar narrativas excessivas sobre o ocorrido.

O comunicado da ESPN sobre o rompimento do meu contrato, entregue aos veículos de comunicação, também não fala, em momento algum, de alguma forma de homofobia ou ilicitude. Diz o comunicado: “O jornalista Fábio Sormani deixa de fazer parte do time de comentaristas dos canais de esporte da Disney. Agradecemos por todo seu empenho e desejamos sucesso à sua nova etapa profissional”.

Um dos princípios básicos do bom jornalismo é apurar corretamente os fatos. Isso JAMAIS ocorreu; por isso, cometeram o equívoco e expuseram meu nome e minha reputação ao julgamento público por um preconceito que não possuo e por infração que eu não cometi.

Nem preciso externar, mas faço questão de fazê-lo, que passei dias horríveis. Refleti a respeito da minha carreira, minha profissão e fiquei terrivelmente abalado por conta dessa atitude dos veículos de comunicação que informaram de maneira incorreta o motivo do meu desligamento.

Aliás, sinto-me ainda assim. Minha família também sofre neste momento. Por isso estou aqui, usando esse espaço, para clarear a situação. Repito: fui desligado da ESPN por uma brincadeira e não por homofobia. Nunca o fui, sou ou serei. E quem me conhece, sabe que faz parte do meu caráter e formação.


O #diversifica é um hub de conteúdo multiplataforma sobre Diversidade, Equidade e Inclusão (DEI) do Portal dos Jornalistas e da newsletter Jornalistas&Cia. Ele conta com os apoios institucionais da Associação de Jornalismo Digital (Ajor), International Center for Journalists (ICFJ), Meta Journalism Project, Imagem Corporativa e Rádio Guarda–Chuva./

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments