O Estadão anunciou a contratação de Erick Bretas, que chega para assumir o cargo de CEO da S/A O Estado de S. Paulo, sendo responsável pela gestão do jornal e da rádio Eldorado. Bretas substitui a Francisco de Mesquita Neto, que deixa o cargo de diretor-presidente do Grupo Estado e será o novo presidente do Conselho de Administração, formado por Roberto Crissiuma Mesquita, Manoel Lemos, Marcelo Pereira Malta de Araújo, Marco Bologna e Tito Enrique da Silva Neto.
“É uma honra suceder a Francisco Mesquita Neto e assumir a liderança de uma instituição tão importante para os brasileiros”, declarou Bretas. “Vou buscar ampliar e aprofundar o processo de transformação digital que a empresa vive desde o fim da década passada. Também procurarei expandir as receitas da companhia por meio de novos negócios e, sobretudo, assegurar a integridade jornalística do Estadão, preservando seus valores, sua marca e seu propósito”.
Bretas tem 27 anos de experiência na indústria da comunicação. Antes do Estadão, foi diretor de Produtos Digitais e Canais Pagos da Globo. É considerado o “pai” da plataforma de streaming Globoplay, tendo liderado o time que criou a plataforma em 2015. Dedicou 16 anos da carreira ao jornalismo. ocupando cargos como de editor-chefe do Jornal da Globo, diretor regional de Jornalismo do Rio de Janeiro e diretor-executivo da Central Globo de Jornalismo. Na Globo, liderou equipes que receberam o Emmy Internacional de Jornalismo em 2011 e o Prêmio Caboré em 2020 e 2023.