Fernanda Burjato, diretora de atendimento e integração na InPress Porter Novelli, divulgou as conclusões do estudo que fez sobre as percepções dos jovens de comunicação em relação ao mercado, às empresas e à própria profissão. O trabalho fez parte das atividades do primeiro semestre do curso que ela está realizando na FGV e envolveu 150 estudantes e recém-formados em Jornalismo e Relações Públicas, de oito universidades brasileiras.

Sobre o estudo, diz ela: “Não posso ser injusta e preciso dizer que é nítido que as universidades se modernizaram. Hoje, contam com disciplinas que respondem bem aos desafios impostos pelo digital, pela necessidade de aprender a produzir planejamento estratégico e muitas montam, inclusive, pequenas agências e miniassessorias de imprensa que permitem aos alunos realizarem o atendimento a clientes reais. E tudo isso é muito bom. Mas, mesmo com essa evolução na abordagem, os jovens ainda sentem que chegam ao mercado despreparados, quando o assunto é PR. E se deparam com essa realidade logo na primeira entrevista de estágio, ao perceberem que não têm a menor ideia de como funciona, na prática, uma agência de Relações Públicas e do que encontrarão pela frente”.

Entre os múltiplos insights produzidos pelo estudo, ela destaca:

  • Relacionamento e Comunicação com clientes e com equipes são grandes desafios. Fazer follow com a imprensa também, principalmente no momento em que temos, nas redações, jornalistas sufocados por releases e pautas e que sequer respondem e-mails.
  • O trabalho burocrático entregue aos estagiários e recém-formados também aparece e incomoda. Sentem-se deixados de lado, quando o que mais querem é ser parte ativa da estratégia.
  • Querem visibilidade, querem ser ouvidos, querem um papel relevante nas reuniões. Principalmente, diante de gestores e clientes.
  • Se fazer relatório mensal é a única coisa que a sua agência pode oferecer a eles, esqueça! Eles não ficarão muito tempo com você e a rotatividade será alta.

Confira aqui o estudo completo, divulgado por ela no Linkedin.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments