O Extra chega às bancas no próximo domingo (29/4) com novo projeto gráfico, desenvolvido nos últimos meses pela consultoria espanhola Cases. A notícia em primeira mão, com som e imagem, terá presença imediata no ambiente digital e, no impresso, uma leitura mais crítica dos fatos da véspera, buscando extrair o que será relevante para o leitor no dia seguinte. No atual formato, prepondera a apresentação dos fatos, o que agora será substituído pela repercussão da notícia ? ideia que orientou o trabalho do escritório de design. Boa parte das manchetes do Extra fala de economia popular, de esclarecimento das demandas do público, e mantém a irreverência típica desta audiência. “O Extra, com isso, aprofunda seu caráter utilitário, destacando os impactos da notícia na vida do leitor”, diz Octavio Guedes, diretor de Redação do jornal. Houve seminários com a equipe para discutir as mudanças propostas, pois não se trata apenas de mudar o visual, mas ajustar o impresso à veiculação atual do conteúdo multiplataforma. Este é o terceiro projeto do Extra: o primeiro foi feito em 1998 para o lançamento; houve uma reforma para ajustar os formatos quando o jornal completou cinco anos; e esta. “Uma das premissas de todo o trabalho foi desenvolver o produto com base na sua história de sucesso, preservando sua essência e seus diferenciais, e não customizar um projeto de um escritório de design e torná-lo semelhante a tantos outros que renovaram sua aparência”, diz Bruno Thys, diretor da Unidade de Produtos Populares da Infoglobo.