Fábio Gusmão vem com uma nova edição de Dona Vitória Joana da Paz – A história por trás da câmera que mudou a história de um bairro e marcou o país (Planeta). O autor, há 25 anos no Grupo Globo, cobriu segurança pública no jornal Extra durante dez anos e conquistou prêmios importantes, como Esso, Embratel, Vladimir Herzog e Tim Lopes.
Em 2005, uma série de reportagens dele para o jornal Extra mostrou como uma senhora de 80 anos reagiu ao descaso das autoridades com uma situação absurda. Ela comprou uma câmera para registrar, da janela de seu apartamento em Copacabana, a rotina de uma quadrilha da Ladeira dos Tabajaras. Isso resultou em uma investigação que terminou com 34 prisões.
Ao enfrentar o tráfico e a corrupção policial, ela passou ao Programa de Proteção à Testemunha, que lhe atribuiu o nome de Dona Vitória. Em 2006, Gusmão lançou o livro Dona Vitória da Paz contendo o relato das reportagens. Com a morte da personagem, no ano passado, aos 97 anos, sua identidade pôde ser revelada e o autor quis dar o crédito a sua coragem. Após 18 anos do lançamento original, a nova edição do livro traz os desdobramentos que ocorreram desde a primeira edição.
Essa história é contada no filme Vitória, protagonizado por Fernanda Montenegro e dirigido por Andrucha Waddington, em original Globoplay, com produção da Conspiração. O trailer está nas redes sociais, e a Sony Pictures anunciou para 13/3/2025 a estreia nos cinemas. Em São Paulo, o livro terá uma sessão de autógrafos dia 12/11, na Livraria da Travessa de Pinheiros
- Leia também: Prêmio CNT de Jornalismo 2024 anuncia vencedores