O Facebook anunciou na noite de segunda-feira (30/11) no Reino Unido a decisão de pagar a empresas jornalísticas pelo conteúdo veiculado na plataforma. A empresa fechou acordo com algumas das maiores organizações de notícias do país e vai lançar em janeiro de 2021 o Facebook News, que já existe nos Estados Unidos desde junho.
Em agosto, o Facebook havia divulgado a intenção de lançar o novo serviço e incluiu o Brasil entre os países em que seria adotado. No comunicado dessa segunda-feira, no entanto, o País não é citado entre os próximos a receberem a novidade.
Pelo acordo fechado com os editores britânicos, caberá ao Facebook selecionar matérias produzidas pelos participantes, priorizando conteúdo original. A oferta será complementada por reportagens escolhidas pelos algoritmos a partir dos hábitos de leitura dos usuários.
Os valores envolvidos no acordo não foram divulgados.
A iniciativa chega três dias depois de o governo do Reino Unido divulgar a criação de um órgão regulador para as plataformas digitais. A Unidade de Mercados Digitais começa a funcionar em abril, dentro da poderosa autoridade de concorrência britânica, a Consumers Market Authority.
Leia mais sobre o Facebook News em mediataks.com.br.