2021 começa confirmando a tendência de grandes transformações para as plataformas digitais, seja por força de lei ou de iniciativas das próprias empresas. São movimentos que afetam o mercado publicitário, a privacidade do usuário e o jornalismo, que ganha com a valorização de informações confiáveis.
Na Espanha, acaba de entrar em vigor uma lei tributária que cria o chamado Imposto Google, impondo taxas aos agregadores de internet por vincularem-se a conteúdos de mídia protegidos por direitos autorais.
No Reino Unido, o Facebook fez acordo com as principais empresas jornalísticas do país para pagar por conteúdo, e assim lançou na terça-feira (26/1) o Facebook News, uma seção de notícias combinando as principais reportagens do dia e conteúdos escolhidos pelo usuário. A nova seção faz com que as notícias apareçam em uma área separada, e não misturadas com notícias de amigos e de conteúdos de outras páginas.
Já na Austrália, continua a tensão entre Google e Facebook em torno da lei que o país deseja implantar e que, se entrar em vigor, fará o Google pagar por links pela primeira vez na história.