
A desinformação associada a motivos religiosos pode ser uma barreira para a aceitação da vacina contra a Covid-19 na América Latina. Um estudo da First Draft, organização britânica que se dedica a combater a desinformação no mundo, verificou que a principal narrativa de fake news que vem sendo utilizada com esse tema na região é a de que o sangue de Cristo é a única vacina contra a doença.
Na análise de mais de 14 milhões de postagens online publicadas em três idiomas, em 41 países, verificou-se que as fake news com motivos religiosos em espanhol equivalem ao dobro das encontradas no idioma francês e ao triplo do inglês. As postagens com temas religiosos responderam por 7% de toda a desinformação antivacina catalogada no idioma espanhol. Os pesquisadores encontraram conteúdo que confunde os limites entre religião e ciência, com narrativas de que a intervenção sobrenatural é necessária para a solução da pandemia.
Para a organização, isso demonstra que a fé ainda se sobrepõe à ciência nos países de língua espanhola. Saiba mais em mediatalks.com.br.