O Fanfulla, um dos mais antigos jornais de São Paulo e porta-voz da comunidade italiana na capital paulista ao longo de seus 126 anos de história, já tem um novo redator-chefe. José Eduardo Barella aceitou o convite de Adhemar Altieri – diretor executivo da MediaLink, responsável pelo relançamento do jornal – e passa a integrar a equipe encarregada de reformular o site do tradicional veículo paulistano, criado em 1893.
Com mais de 25 anos de carreira, Barella foi editor em O Estado de S.Paulo e Jornal da Tarde, e teve duas passagens por Veja. Em 2013 migrou para a área corporativa, atuando como gerente de Comunicação da Telefônica/Vivo. Nos últimos anos, alternou o trabalho de consultor em comunicação corporativa com colaborações para diversos veículos, como Época Negócios, Exame e Valor.
“Como descendente de italianos, fiquei muito feliz com o convite e a possibilidade de revigorar um veículo como o Fanfulla, cuja história, riquíssima, reflete a influência dos oriundi na formação de uma identidade tipicamente paulistana, seja na cultura, culinária, arquitetura e até no sotaque da capital paulista”, afirma Barella. “Pelo menos um terço da população paulistana tem origem italiana. O desafio agora é partir desse exemplo e mostrar como as novas gerações de descendentes de imigrantes – não só italianos – criaram uma sociedade rica, diversa e tolerante em São Paulo, em contraponto com o que vemos hoje no mundo”.
O novo site do Jornal Fanfulla será relançado oficialmente em 21/2, Dia Nacional do Imigrante Italiano. O veículo renasce pelas mãos dos empresários paranaenses Márlon Bueno, Sérgio Prestes e Marcelo Sader, que adquiriram os direitos de uso do nome, agora modernizado e dirigido aos paulistanos de todas as origens.