O Festival Gabo 2022, organizado pela Fundação Gabo, retorna ao formato presencial após dois anos de edições online devido à pandemia de Covid-19. O evento, realizado em Bogotá (Colômbia) de 21 a 23 de outubro, comemora os 40 anos do Prêmio Nobel de Literatura do jornalista e escritor colombiano Gabriel García Marquez.
O tema do festival será A Solidão da América Latina, em homenagem ao discurso de García Marquez ao receber o Nobel de Literatura. O evento promoverá encontros e debates sobre temas essenciais para o jornalismo, como literatura, poesia, educação, diversidade, gênero, criatividade e inovação. O Festival terá mais de 150 atividades que reunirão cerca de 100 especialistas internacionais.
Durante o evento, os cinco vencedores do Prêmio Gabo 2022 receberão o troféu. Eles foram selecionados entre 1.980 trabalhos inscritos, nas categorias Texto, Cobertura, Imagem, Áudio e Fotografia.
Na categoria Áudio, o vencedor foi a série A Segunda Morte do Deus Punk, do Erre Podcast, da Radio Universidad del Rosario, da Argentina; em Fotografia, o trabalho vencedor foi a reportagem fotográfia A Dor Silenciosa da Ucrânia, da Associated Press; o jornalista argentino Ricardo Robins ganhou a categoria Texto com a reportagem O Clandestino e o Capitão; em Imagem, o trabalho vencedor foi Reportagem multimídia em Andriivka: Radiografia de uma aldeia sob ocupação russa durante 30 dias, do jornal Observador, de Portugal; e na categoria Cobertura, o vencedor foi o especial transmídia Não foi o Fogo, da Agencia Cocote, da Guatemala, sobre o incêndio no orfanato Hogar Seguro, em 2017.
- Leia também: Não é só Big Tech: estudo mostra como americanos estão se informando por redes alternativas