A Folha de S.Paulo abriu inscrições, até 29/4, para seu novo Programa de Treinamento em Jornalismo de Saúde. A primeira fase da seleção será uma prova online que ficará disponível no site de 4 a 6/5, com questões de múltipla escolha e dissertativas de português, inglês e conhecimentos gerais. A etapa final será uma entrevista e exercícios na sede do jornal, em São Paulo.
O curso terá duração de cinco semanas, entre junho e julho, e exigirá dedicação em tempo integral. Haverá aulas de jornalismo diário, palestras com especialistas da área, conversas com editores e repórteres, exercícios de reportagem e redação. A participação é aberta a graduados de qualquer área do conhecimento (sobretudo ciências médicas e jornalismo), que gostem de escrever e tenham interesse em se especializar em saúde.
“A cobertura da área é bastante complexa, exige algum grau de familiaridade com o sistema de saúde, os conceitos gerais e os termos médicos mais usados”, afirma Vera Guimarães Martins, repórter especial e coordenadora do curso. “Como o volume de notícias é grande, o repórter precisa de uma base mínima para distinguir o que é realmente importante e não ficar refém de estudos sem base científica”.