A Folha de S.Paulo estreia a partir de 1º/9 um novo formato gráfico, com o objetivo de ampliar o conteúdo oferecido e facilitar a leitura das páginas. O novo padrão é conhecido como berliner, muito utilizado em veículos de mídia da Europa. A média diária de páginas passará de 40 para 64.
O novo formato é pouco menor que o atual e um pouco maior que o tabloide. Os textos passarão a apresentar linhas maiores e menos quebras de palavras, e a distância entre uma linha e outra vai aumentar. Títulos e legendas também vão aumentar de tamanho. Além disso, o novo design terá elementos gráficos que destacam as informações relevantes, facilitando a compreensão por parte do leitor.
Outra novidade é que, com o novo formato gráfico, a Folha passa a adotar também um novo sistema de impressão, que traz imagens mais nítidas e com cores mais vibrantes, que não soltam tinta na mão do leitor.
Em relação às novidades de conteúdo, a Folha traz de volta o Guia Folha, disponibilizado como caderno avulso, que circulará às sextas-feiras, junto com Comida. O caderno Equilíbrio, sobre bem-estar, sairá às quartas com a Ilustrada, e Veículos, sobre o setor automotivo, vai com Mercado.
Entre as novas seções estão a Agenda, que trará informações rápidas e úteis no início do dia como atmosfera, vacinação, rodízio e prazos de inscrição, entre outras; a FolhaCorrida, que ficará na contracapa do caderno principal, oferece newsletters de serviços adaptadas ao formato impresso, como Carreiras, Cuide-se, Maratonar e Tudo a Ler.
A Folha terá novos colunistas em sua edição impressa e vai repaginar algumas colunas, como Painel, que ganha novas peças, e a coluna de Mônica Bergamo, que volta a ter uma página inteira. As colunas do jornal passarão a ser publicadas na vertical. Além disso, os editoriais aumentarão de tamanho.