Organizações jornalísticas regionais brasileiras poderão receber financiamento do Fundo de Apoio ao Jornalismo (FAJ), iniciativa lançada no Brasil na última quinta-feira (27/3). O objetivo é fortalecer o ecossistema jornalístico e ampliar o acesso à informação de interesse público, com apoio de Ford Foundation, International Fund for Public Interest Media (IFPIM), Luminate, Oak Foundation e Open Society Foundations.

Na fase inicial, serão priorizados projetos atuantes em “desertos de notícias”, cidades que carecem de jornalismo local de qualidade. No primeiro ciclo de financiamento até 15 organizações poderão ser apoiadas, com valores anuais entre R$ 75 mil e R$ 150 mil, por três anos consecutivos. Os recursos poderão ser utilizados para infraestrutura operacional, capacitação profissional e outras necessidades que ampliem o impacto das iniciativas.

Além do financiamento, as organizações selecionadas receberão mentoria ao longo do projeto. A gestão do fundo ficará a cargo de um conselho consultivo e uma equipe executiva composta por Leticia Tavares, ex-diretora do Movimento Pimp My Carroça; Daiene Mendes, cofundadora da ONG Voz das Comunidades; e Carolina Oms, cofundadora da revista AzMina.

As inscrições estarão abertas até 27 de maio. O formulário e o edital podem ser acessados no site da FAJ. O resultado será divulgado em 28 de agosto.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments