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domingo, novembro 24, 2024

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?Gafe? em blog automotivo esquenta setor

Um dos assuntos mais comentados entre jornalistas e leitores da mídia automotiva nesta semana foi a matéria publicada no blog Notícias Automotivas que acusava profissionais da imprensa especializada de receberem valores para falar bem das motos Dafra. Segundo a nota, a empresa encomendava matérias a diversas publicações. O assunto veio a público a partir de arquivos à disposição para download no site da Dafra com informações de valores relativos a matérias publicadas em veículos de comunicação. Um leitor concluiu que os preços se referiam a um suposto cachê pago a jornalistas, e sua tese levou o blog a publicar a matéria Imprensa especializada recebe cachês gordos para falar bem das motos da Dafra. O NA julgou que o conteúdo dos arquivos confirmava a prática do pagamento de matérias, quando na verdade mostrava o trabalho de clipping da assessoria de imprensa, que informava ao cliente quanto teoricamente custariam em formato de anúncios os espaços conquistados por elas. O post foi apagado logo depois de ser publicado. Na sequência, o blog publicou uma nota se retratando com a Dafra. Leo Nishihata (editor do Jalopnik Brasil) chegou a publicar um artigo intitulado Caso entre NA e Dafra expõe responsabilidades e deveres do jornalismo automotivo sobre a polêmica. Repercussão ? Até esta 6ª.feira, havia, somente no Jalopnik, mais de 220 comentários de leitores criticando a ação do NA; na Dy Jay Sala de Imprensa, no Facebook, outros 35 discutiam. Sobre a repercussão, Nishihata disse: “O erro colocou em dúvida a credibilidade do trabalho dos profissionais, já que divulgou links para os pdfs com as matérias assinadas. Além disso, expôs de forma negativa os veículos de comunicação e, principalmente os sites, geralmente excluídos por boa parte das assessorias de imprensa das marcas na hora de conseguir um carro para avaliação. Tudo isso, acaba respingando no trabalho sério e feito de forma idônea pelos profissionais da área?. E acrescentou: ?Nossos leitores são formadores de opinião e acreditam no conteúdo que produzimos. Essa credibilidade e a audiência crescente de leitura precisam ser compreendidas pelas fábricas. Erros como esse podem contribuir para um descaso ainda maior?.

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