Por Cristina Vaz de Carvalho, editora de J&Cia no Rio de Janeiro
A GloboNews prossegue com a implantação de seu on air look – o conjunto de conceitos e design que lhe dão identidade visual. Estreia novos cenários nos telejornais e nos programas, com aspecto alinhado ao posicionamento do canal. Também lança um site que traz novidades para os internautas, com maior interatividade e mais vídeos disponibilizados.
O Jornal GloboNews passa a ser apresentado diariamente por Guilherme Cardoso, no Rio de Janeiro, e ancorado por Bianca Rothier, de diferentes pontos da Europa. Desde o início do mês (2/3), o programa Em pauta ganhou mais meia hora de duração.
Com isso, são 17h30 diárias de noticiário ao vivo durante a semana. Esse investimento na informação é um movimento constante nos últimos anos. Desde 2018, o noticiário ao vivo aumentou em quase 30%, com a estreia do Em ponto, na faixa das 6h às 9h, e do Edição das 3h, na madrugada; além do aumento de duração do Edição das 10h, do Estúdio I, do Edição da meia-noite e do próprio Em pauta.
Uma faixa especial – a Central GloboNews – das 23h a 0h, que estreia este mês, traz grandes entrevistas feitas por nomes consagrados do jornalismo. Na segunda-feira, Míriam Leitão e Roberto D´Ávila; na terça, Andreia Sadi, do Em foco, e Gerson Camarotti, do GloboNews Política; na quarta, a Central GloboNews, apresentada por Heraldo Pereira; na quinta, um novo programa, Papo de Política, tem estreia prevista para abril, e Mário Sérgio Conti, de Diálogos; e, na sexta, Cristiana Lôbo, de Fatos e Versões, além do GloboNews Internacional.
Super terça, que estreou no dia 3, cobre a eleição americana. O canal tem equipes na Califórnia, com Carolina Cimenti; na Virgínia, com Luís Fernando Silva Pinto e Raquel Krähenbühl; e em Nova York, com Sandra Coutinho, Candice Carvalho e Guga Chacra, que fazem entradas ao vivo durante toda a programação. Analistas como Demétrio Magnoli e Marcelo Lins ajudam a explicar a mecânica da eleição e avaliam a situação de cada candidato.
O podcast Papo de Política vira programa semanal, uma versão para a tevê do diálogo comandado por Julia Duailibi, Andréia Sadi, Maju Coutinho e Natuza Nery. Semanalmente, o quarteto se reúne para analisar os fatos que mexeram com a política nacional, com informações exclusivas sobre os bastidores do poder em Brasília.
Para dar mais espaço ao que mexe com o bolso do brasileiro, vem aí uma parceria com o Valor Econômico, e que vai gerar boletins especiais sobre economia em todos os programas, das 6h às 20h, de segunda a sexta-feira. Especialistas da redação do jornal vão explicar as movimentações da economia mundial e dar dicas sobre como fazer o dinheiro render.
“GloboNews é um canal arrojado, que experimenta. Além disso, contamos com a estrutura da Globo, com mais de dois mil profissionais ligados à atividade jornalística, trabalhando de forma integrada. E a nossa rede de afiliadas soma mais 2,5 mil profissionais também ligados ao trabalho jornalístico, que nos conectam a todos os estados e ao Distrito Federal. A gente nunca desliga”, repete o slogan Miguel Athayde, diretor da GloboNews.