A população de Belém acordou assustada em 11/12, quando tomou conhecimento de que o governador do Estado, Hélder Barbalho (MDB) tinha mandado para análise e votação na Assembleia Legislativa de um projeto de reforma administrativa no Estado. Um dos pontos do projeto era a extinção da Fundação Paraense de Radiodifusão – Funtelpa, que congrega rádio FM, televisão e portal de internet, chamados Cultura.

Pelo projeto, a Fundação seria extinta e absorvida pela Secretaria de Comunicação. Na prática, o projeto subordinava os recursos humanos e o aparato técnico da Fundação ao interesse da assessoria de imprensa e do marketing governamental, acabando assim com a autonomia que sempre foi uma característica marcante da Fundação.

O anúncio recebeu diversas críticas e repúdios diante de tamanho desmonte. Por causa da repercussão negativa, o Governo do Pará anunciou a retirada temporária do projeto e justificou o recolhimento do texto, afirmando que ajustes serão feitos antes de um novo envio. Depois do susto inicial, servidores da Funtelpa, com apoio do Sindicato dos Jornalistas do Pará, além da população, começaram uma série de reuniões e manifestações contra a medida do governador. Quem quiser ajudar, dar uma força aos coleguinhas das emissoras Cultura no Pará, há um abaixo-assinado contra esse absurdo.

 

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments