Vice-líder do mercado brasileiro de relações públicas e uma das agências mais importantes do País, que tem como sócio desde 2014 o poderoso Omnicom Group, o Grupo In Press, fundado e dirigido há 37 anos por Kiki Moretti, anunciou no início desta semana uma reestruturação em seu board.

Kiki continuará com atuação executiva no grupo, como revelou em algumas das entrevistas que deu logo após o anúncio das mudanças, mas agora concentrando sua atuação no Conselho de Administração, criado em 2021 e que ela passa a presidir.

A transição, com a escolha de Roberta Machado para sucedê-la na Presidência Executiva do Grupo In Press, não traz qualquer surpresa. Roberta − que estava à frente da marca líder do Grupo, a agência InPress Porter Novelli, já há quase 7 anos − tem a absoluta confiança de Kiki e integra o grupo desde março de 1998 (esteve fora entre 1999 e 2000, quando passou temporada de 1 ano na Light). São, portanto, mais de 24 anos e meio atuando na companhia, inicialmente no Rio, onde trabalhou até o final de 2009, e desde então em São Paulo.

O desafio maior foi escolher o sucessor de Roberta, na liderança da InPress Porter Novelli, a agência líder do grupo e, de certo modo, a marca referência para o mercado. Rodrigo Pinotti, que aceitou o convite de Kiki e Roberta e, junto, o desafio de levar adiante a história de sucesso da agência, ali chega recomendado pela experiência de quase 5 anos de atuação na líder FSB Comunicação (os últimos 18 meses como CEO da Giusti Creative PR, uma das marcas da FSB Holding) e de 3 anos como diretor-geral da operação brasileira da JeffreyGroup.

Já a FleishmanHillard Brasil seguirá sob a liderança de Ana Domingues, que ali chegou em janeiro passado, após pouco mais de 13 anos e meio na própria InPress Porter Novelli.

Ao deixar a operação do dia a dia para pilotar o Conselho Executivo, Kiki tem como missão e objetivo exercer uma função mais estratégica, com foco na expansão dos negócios das várias marcas que hoje compõem o grupo, casos da própria InPress Porter Novelli e da FleishmanHillard, além da Brodeur Partners (a terceira marca com atuação direta em PR), da Vbrand (projetos audiovisuais de branded entertainment), da Critical Mass (mídia e UX) e da The Buzz Now (marketing de influência e marketing de conteúdo). E ainda das outras duas agências em que é sócia, a Oficina Consultoria, de RP, que tem sede em Brasília, liderada por Patrícia Marins; e a Dialog, HR tech, dirigida por Hugo Godinho.

Fez parte ainda desse movimento a criação de cinco diretorias executivas especializadas, que atuarão para todo o ecossistema: Negócios & Mercado, que terá como líder o recém-chegado Lorenzo Mendonza, que foi por pouco mais de 3 anos líder de vendas (Ofertas de Crescimento e Inovação de Produtos) na Accenture Song; Produtos & Serviços, com Thaís Szpigel; Métodos & Processos, com Camila Alvarenga de Paula Pinto; Administrativo/Financeiro, com Soraya Segantim; Pessoas & Cultura, com Sheila Farah; e Experiência do Cliente, com Silvia Szarf.

Kiki, de azul, e Roberta (à esquerda dela), com o board do Grupo In Press

“O objetivo maior dessa reestruturação”, disse Kiki ao J&Cia, “é garantir uma visão integrada de cada cliente, de seus negócios, de suas dores, e oferecer soluções também integradas, estratégicas e criativas, com o apoio de nossas equipes e profissionais especializados. Além de maior eficiência operacional, esse novo modelo organizacional estará obsessivamente focado em entregas de valor, estratégicas e criativas”.

Se, nesse novo modelo de gestão, se desobriga de funções operacionais, como as de RH, por exemplo, Kiki assume outras no Conselho, que continuarão a ocupá-la intensamente, caso de olhar com mais atenção para o mercado, com vistas a parcerias, aquisições e outros negócios; e também para dentro, já que passará a coordenar alguns dos comitês do grupo, entre eles o de Finanças, Gente e Inovação/Transformação.

Quanto ao ano de 2024, Kiki diz que o grupo deve novamente crescer, mas um pouco menos que em anos anteriores, pois o ano foi, como ela garante, de olhar para dentro e para essa reestruturação que permitirá à agência um novo salto de qualidade e de desempenho no mercado.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments