O jornalista Guilherme Amado assinou contrato com o PlatôBR, projeto editorial sobre política liderado por Rodrigo Rangel que estreou em outubro. Amado assinará uma coluna de notícias, com foco em poder e política, que deve ir ao ar nas próximas semanas.
“O jornalismo precisa de espaços como esse, de investigação e cobertura política de excelência, com autonomia e qualidade”, declarou Amado. “Com o PlatôBR, Brasília e o Brasil estão com um time de primeira para fazer a boa e necessária fiscalização dos poderosos”.
Amado deixou recentemente o portal Metrópoles, onde assinava uma coluna de política há seis anos. Antes, passou por Correio Braziliense, O Globo, Veja, Época e Extra. Ocupa uma das 15 cadeiras do conselho administrativo da Global Investigative Journalism Network (GIJN), principal entidade do jornalismo investigativo no mundo. É autor de obras como Sem máscara — o governo Bolsonaro e a aposta pelo caos (Cia das Letras). Entre 2017 e 2018, foi bolsista do programa John S. Knight Journalism Fellowship da Universidade de Stanford, onde estudou a colaboração entre jornalistas investigativos.
- Leia também: Acervo jornalístico do Diário de Pernambuco torna-se patrimônio cultural material do Brasil