O Grupo Ideal anunciou a volta ao Brasil da Hill+Knowlton. Uma das mais importantes agências do mundo e pioneira em relações públicas, a marca, fundada em 1927, tinha deixado de ser utilizada no País em 2015, quando o grupo WPP adquiriu participação e tornou-se sócio da Agência Ideal.
A parceria deu origem ao Grupo Ideal, focado em PR e reputação digital e tendo à frente, como coCEOs, os sócios-fundadores Ricardo Cesar e Eduardo Vieira. Na ocasião, a Hill+Knowlton Brasil foi absorvida pela Ideal, que passou a se chamar Ideal H+K Strategies.
“Naquela época decidimos desativar temporariamente a marca Hill+Knowlton, pois acreditamos que o foco no digital, uma das fortalezas da Ideal, era prioridade”, explica Eduardo Vieira. “Cinco anos depois, estamos maduros o suficiente para trazer de volta essa marca, numa nova agência independente, que terá forte atuação em comunicação institucional”.
Com a volta da marca, a 1927.ag, que também fazia parte do grupo, deixa de existir e seus clientes e colaboradores foram absorvidos pela nova operação, que conta com escritórios em São Paulo e Brasília, e tem em seu comando o CEO Marco Antonio Sabino.
Com quase 20 anos de experiência em Comunicação Corporativa, a metade na liderança de agências de PR, entre elas a S/A, que ele fundou, Sabino era até recentemente secretário de Comunicação da Prefeitura de São Paulo, e foi superintendente de Comunicação da Telefônica Brasil. Em redações, passou por Rede Globo, Grupo Bandeirantes e revista Exame, entre outras.
“Estamos chegando exatamente no momento em que empresas e instituições públicas e privadas estão sendo obrigadas a se reinventar”, destaca Sabino. “E uma comunicação adequada com os públicos estratégicos, uma gestão de reputação atenta e a proximidade com um grupo sênior de consultores vão fazer toda a diferença neste cenário em que vivemos. E também no mundo pós-pandemia”.
Além da Hill+Knowlton Brasil e da Ideal H+K Strategies, o Grupo Ideal conta com a Ogilvy PR & Influência, em administração conjunta com o Grupo Ogilvy. “O Grupo Ideal já teve diversas configurações nos últimos cinco anos. Acreditamos que chegamos à nossa melhor forma com essas três operações”, afirma Ricardo Cesar, que frisa que cada agência funciona de maneira totalmente independente. “A Ideal H+K Strategies e a Hill+Knowlton Brasil são duas marcas da mesma rede global. São agências distintas, com comandos separados, equipes diferentes, carteiras de clientes próprias e propostas complementares de trabalho. O mesmo acontece com a Ogilvy PR” diz ele.
Compõem a linha de frente das agências do Grupo Ideal, além de Marco Antonio Sabino, CEO da Hill+Knowlton Brasil, os executivos Nadia Andrade, Paula Nadal e Renato Delmanto (vice-presidentes da Ideal H+K Strategies), e Flavio Valsani e Juliana Valentim (diretores-executivos da Ogilvy PR & Influência). Todos se reportam a Eduardo Vieira e Ricardo Cesar, que além de sócios-fundadores e coCEOs do Grupo Ideal comandam todas as operações da rede Hill+Knowlton na América Latina.