Para compreender os novos rumos da comunicação, é necessário buscar referências no cotidiano dos consumidores contemporâneos. Baseado nisso, o Ibope Media apresenta infográfico e artigo de Juliana Sawaia, diretora de Learning & Insights do instituto, sobre o estudo Antropomedia – o cenário de mídia sob uma perspectiva antropológica. No material, há reflexões sobre consumo, interação e significância dos meios na vida das pessoas. A partir de premissas etnográficas e antropológicas, o projeto procurou desvendar os hábitos e as novas experiências midiáticas em 10 países da América Latina. Foram mais de 60 casas visitadas e 110 horas de diálogo com homens e mulheres de todas as classes sociais, consolidados em um relato da observação e da vivência combinado com as informações oferecidas regularmente pelo Ibope. Publicidade – O Ibope Media também apresentou nesta semana um infográfico sobre os investimentos publicitários realizados na primeira metade deste ano. De acordo com dados do instituto, a partir de pesquisa regular de monitoramento dos investimentos nos principais meios de comunicação e mercados do País, foram investidos neste período R$ 60,1 bilhões em mídia, valor superior em 0,8% em relação ao aferido nos seis primeiros meses de 2014.