O Centro Internacional para Jornalistas (ICFJ) divulgou os seis projetos selecionados no programa Jogo Limpo, de combate à desinformação eleitoral no Brasil. A iniciativa, que tem o apoio do YouTube Brasil, selecionou projetos de Agência Pública, Aos Fatos, Instituto Vero, Núcleo Jornalismo, O Liberal e Redes Cordiais.
Jogo Limpo destinará até US$ 25 mil por projeto, além de três meses de mentoria especializada, que orientará os selecionados no desenvolvimento e para que alcancem o impacto desejado.
Confira os seis projetos selecionados:
BotPonto – Núcleo Jornalismo: bot para YouTube que tornará mais fácil a verificação de vídeos sem que os jornalistas tenham que assistir a centenas de horas de conteúdo.
Escriba para Jornalistas – Aos Fatos: robô que ajudará os jornalistas a gastar menos horas em transcrições de discursos e entrevistas.
Influenciadores no TSE – Redes Cordiais: projeto que capacita influenciadores, em parceria com o TSE, e os equipa com ferramentas para combater a desinformação eleitoral.
Inteligência Coletiva: treinando jovens para usar ferramentas abertas de investigação jornalística – Instituto Vero: Publicação de pequenos tutoriais nas redes sociais para ensinar jovens a checar informações sobre as eleições.
Jogo Limpo e Eleições 2022: checagem de fatos sobre a Amazônia – O Liberal: projeto de checagem de fatos sobre a Amazônia disseminados pelos candidatos à Presidência.
RELOAD Eleições – Agência Pública: produção e postagem de conteúdo em vídeo com foco no público jovem para combater mal-entendidos e desinformação.
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