Natalia Viana, cofundadora da Agência Pública, lançará em breve o livro Dano Colateral: A intervenção dos militares na segurança pública (Editora Objetiva), fruto de dois anos de pesquisa e mais um ano e meio de escrita. A obra já está em pré-venda.
O livro aborda a atuação de integrantes das Forças Armadas na segurança pública na última década e o que isso tem a ver com o governo Bolsonaro e seus generais. “No caminho, um rastro de civis mortos e 100% de impunidade”, escreveu Natalia em seu Twitter sobre o conteúdo da obra.
O objetivo do livro é explicar quais são os danos colaterais que o uso crescente de militares em operações de segurança pública trouxe para a sociedade. Tais danos, segundo descrição da autora, podem ser poucos “para efeitos estatísticos, mas têm desdobramentos enormes, e não só para familiares e amigos. Eles resultam numa gradual e constante perda da confiança na Justiça e representam uma ampliação do papel dos militares na política que parece ir na contramão do desenvolvimento de um Estado democrático”.
Leia também
- Natalia Viana é selecionada como bolsista pela Fundação Nieman
- Laurentino Gomes lança em junho o segundo volume da trilogia Escravidão
- Paulo de Tarso Porrelli lança Poesia Muda