O Festival 3i está de volta para sua quinta edição nacional, que discutirá temas como a inteligência artificial no jornalismo e a cobertura das eleições 2024. Promovido pela Associação de Jornalismo Digital (Ajor), o evento será de 13 a 15 de junho, no Rio de Janeiro.
Este ano, visando trazer diferentes perspectivas, o festival contará com especialistas do Brasil e do exterior. Os nomes confirmados são Laura Becana Ball, do Global Forum for Media Development; Anna Brugmann, diretora de políticas da Rebuild Local News; Taylor Owen, diretor-fundador do Centro de Mídia, Tecnologia e Democracia da McGill University; Anya Schiffrin, diretora de especialização em tecnologia, mídia e comunicações da Universidade de Columbia (EUA); e Michael Markovitz, do GIBS Media Leadership Think Tank.
Também marcarão presença os brasileiros Nina Santos, diretora do Aláfia Lab; Theo Ruprecht, apresentador do podcast Ciência Suja; Fabiana Moraes, colunista do The Intercept Brasil; e Taís Gasparian, fundadora do Instituto Tornavoz.
Além de painéis de debates e workshops sobre o futuro do jornalismo, a quinta edição trará um novo formato: Dados e Tendências, apresentações que pretendem fortalecer a divulgação de pesquisas sobre o jornalismo. Outra novidade será o lançamento do Oasis, projeto que investiga a sustentabilidade e o impacto de organizações de jornalismo digital independente em mais de 40 países europeus, incluindo pela primeira vez veículos brasileiros através de uma colaboração com a Ajor.
Os ingressos estão disponíveis para compra no site. Todos os participantes receberão um certificado.
Leia também: Abraji e Transparência Internacional levarão jornalistas da Amazônia para Congresso