Em carta aos assinantes do The Intercept Brasil (TIB), o editor executivo Leandro Demori afirmou que o ministro da justiça Sérgio Moro, que será entrevistado no programa Roda Viva desta segunda-feira (20/1), teve acesso à lista de entrevistadores e aprovou os nomes que integrarão a bancada: “Ele aprovou os nomes dos jornalistas que estarão na bancada para entrevistá-lo, nós confirmamos com fontes. Não me espanta: Moro não sentaria em um canal ao vivo por duas horas sem saber quem estaria na sua frente”. No mesmo comunicado, ele convidou os assinantes a assistirem à live que o TIB fará no horário do programa, em que os jornalistas do site reagirão à entrevista com Moro ao vivo.
Antes da divulgação da lista dos jornalistas que entrevistarão Moro, Glenn Greenwald, diretor do TIB, afirmou que “seria indesculpável e um tanto covarde para o Roda Viva permitir que Sergio Moro aparecesse sem colocar um jornalista do The Intercept Brasil no painel para participar da discussão”. Ele publicou a hashtag InterceptNoRodaViva, que foi muito repercutida nas redes sociais. Algum tempo depois, a TV Cultura divulgou a lista dos jornalistas, sem a presença de nenhum integrante do The Intercept Brasil: Alan Gripp (O Globo), Andreza Matais (Estadão), Leandro Colon (Folha), Malu Gaspar (Piauí) e Felipe Moura Brasil (Jovem Pan).
Em entrevista ao UOL, Leão Serva, diretor de Jornalismo da emissora, classificou a frase de Greenwald como “indelicada” e afirmou que a escolha do entrevistado e dos entrevistadores é feita pela própria TV Cultura: “Não pedimos sugestões nem submetemos a bancada ao entrevistado. Alguns já fizeram sugestões, mas nenhuma foi acatada”, disse Serva. Ele, porém, não detalhou os critérios da escolha.
Vale lembrar que o The Intercept Brasil foi o primeiro veículo a publicar o vazamento de mensagens entre Sérgio Moro e os procuradores da Operação Lava Jato, em junho de 2019.