Unilever confirma cota ouro

A edição 2024 do Prêmio +Admirados Jornalistas Negros e Negras da Imprensa Brasileira já tem data, hora e local confirmados: 11 de novembro, 19 horas, no Itaú Cultural, em São Paulo. A premiação também já recebeu a confirmação da Unilever, que apoiou a primeira edição, em 2023, e que neste ano fechou com os organizadores a cota ouro de patrocínio.

Iniciativa conjunta deste Jornalistas&Cia com o portal Neo Mondo, o site 1 Papo Reto e a Rede de Jornalistas Pretos Pela Diversidade na Comunicação (Rede JP), o Prêmio tem entre seus principais objetivos apoiar a diversidade no jornalismo, valorizar a presença dos jornalistas negros e negras nas redações do País e associar-se à luta antirracista, essencial para a reparação das injustiças que têm como origem os preconceitos e a discriminação racial ainda presentes, inclusive de forma estrutural, na sociedade brasileira.

“O espaço privilegiado do Itaú Cultural dialoga com muitos dos valores compartilhados pelos organizadores do Prêmio. Afinal, tem abrigado eventos que celebram a importância e o talento de brasileiras e brasileiros em geral, com destaque para integrantes da comunidade afro”, destaca Rosenildo Ferreira, fundador e editor-chefe do site de notícias 1 Papo Reto.

Outro destaque da premiação, conforme esclarece Oscar Luiz, presidente do Instituto Neo Mondo, é a preocupação com a agenda ESG, tendo em vista o próprio espírito do projeto e das organizações que o realizam: “Temos de dar o exemplo e por isso todo o ciclo do projeto será Carbono Neutro, conforme atestado por GSS Carbono e Bioinovação”.

Prêmio destaca profissionais e veículos

Realizado em dois turnos de votação – o primeiro de livre indicação e o segundo para a definição dos vencedores –, o Prêmio +Admirados Jornalistas Negros e Negras da Imprensa Brasileira homenageia e distingue tanto profissionais quanto veículos de comunicação.

No caso dos profissionais, a premiação contempla as seguintes categorias:

  • TOP 50 Brasil – destacando os profissionais de redação que produzem conteúdo
  • TOP 5 Imagem/Vídeo – destacando os profissionais fotógrafos e cinegrafistas
  • Campeões Regionais – destacando, entre os TOP 50 Brasil, os profissionais mais votados em cada uma das cinco regiões do País (Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul)

No caso dos veículos, premia:

  • Veículos Gerais TOP 5 – categoria focada nos veículos de todas as plataformas informativas que tenham a pauta racial como prioridade editorial
  • Veículos Liderados por Jornalistas Negros TOP 5 – categoria focada nos veículos liderados por jornalistas negros que tenham a pauta racial como prioridade editorial

Todos os eleitos receberão Certificado de +Admirado e serão convidados para a cerimônia de premiação, ocasião em que serão anunciados os TOP 10 e o Pódio Brasil, entre os profissionais de redação que produzem conteúdo, além dos campeões regionais e dos campeões das categorias Imagem/Vídeo, Veículos Gerais e Veículos Liderados por Jornalistas Negros.

A iniciativa tem ainda três premiações especiais: os troféus Tim Lopes, concedido à Revelação do Ano; Glória Maria, à Personalidade do Ano; e Luiz Gama, ao Decano e à Decana do Jornalismo do Ano.

Leia também: Primeiro turno do Top Mega Brasil termina neste domingo (7/7)

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments