A festa de entrega da primeira edição do Prêmio Excelência e Inovação em PR – Troféu Jatobá PR reuniu num jantar no Hotel Renassaince, em São Paulo, no último dia 8/12, perto de 200 profissionais de comunicação corporativa, entre eles os principais executivos das agências contempladas.
Iniciativa do Grupo Empresarial de Comunicação (Gecom), integrado por Business News Online, Jornalistas Editora, Mega Brasil Comunicação e Maxpress, o Jatobá PR é o primeiro prêmio do continente exclusivo para agências de comunicação e também o primeiro que as contempla em duas instâncias, uma para as grandes agências e outra para as chamadas agências butique – ou seja, as que atuam em nichos, determinadas áreas geográficas ou são especializadas em serviços específicos.
Igualmente de forma pioneira, todos os cases inscritos – vencedores ou não – ganharão perenidade e relevância num Banco de Cases, que objetiva se transformar num espaço de pesquisa e numa vitrine para os negócios.
A Agência Butique do Ano é a Prefácio Comunicação, de Belo Horizonte, que levou dois troféus e teve o melhor desempenho no julgamento dos cases finalistas. Entre as grandes, a Agência do Ano foi a Edelman Significa, que venceu com quatro dos cinco cases em que foi finalista, e com isso ganhou a quinta estatueta. E para a agência com maior número de cases finalistas os organizadores decidiram instituir uma premiação especial, a que denominou Agência Destaque do Ano – Prêmio Especial do Júri, vencido pela Weber Shandwick, com nove trabalhos.
Segundo Eduardo Ribeiro, membro do Gecom, todos os recursos arrecadados nas inscrições e no jantar foram integralmente revertidos para a premiação. Em seu discurso durante o jantar, ele disse: “E a esses recursos agregamos o tempo e a energia das equipes das quatro empresas que integram o Gecom, num trabalho tão voluntário quanto idealista, cujo objetivo maior foi construir um prêmio à altura da magnitude de nossa atividade no Brasil e nos demais países da América Latina. Buscamos a excelência e a inovação, dentro da máxima de que em casa de ferreiro o espeto tem que ser de ferro. Mas, independentemente de premiação, de conquistas, de troféus, pensamos que o mais importante do Jatobá sejam a união, o respeito, a solidariedade, a amizade, o companheirismo, a ética, a transparência, a justiça, o equilíbrio, a igualdade de oportunidades, elementos pelos quais propugnamos e que estiveram presentes em cada uma das etapas de construção do projeto. Miramos o sol. E com isso levamos uma certeza: se errarmos, ainda assim estaremos entre as estrelas”.
O jantar contou com o apoio da Boxnet e o prêmio, de Abracom, Conrerp-2ª Região e Fenapro; apoio de divulgação de Cision/PR Newswire e revista Imprensa; e auditoria da NK Inpact.
“As agências de comunicação corporativa finalmente têm um prêmio para chamar de seu. O Troféu Jatobá é a realização de um desejo coletivo, transformado em realidade pelo Gecom: dar às agências e seus profissionais o reconhecimento pela qualidade dos trabalhos feitos ao longo de um ano de muito suor, com pitadas de criatividade e muito pensamento estratégico. Os clientes têm seus méritos, pois sem que eles contratem as agências nada seria feito. Mas é preciso que o mercado brasileiro tenha um espaço destinado ao protagonismo das agências. Já temos esse espaço: vida longa ao Troféu Jatobá!”. – Carlos Henrique Carvalho, presidente executivo da Abracom”.
Confira os finalistas e vencedores.
Os premiados
Contribuição a PR
Finalistas:
Associação Comercial de São Paulo, com Impostômetro da Associação Comercial de SP
Edelman Significa, com Dia das Mães Sonae Sierra Brasil – Irmães
Secretaria de Educação do Estado de São Paulo, com Intranet Espaço do Servidor: Parcerias que valorizam e beneficiam 260 mil servidores
Supera Comunicação, com Diálogos Supera
Vencedora:
Edelman Significa
Projeto Especial de PR – Agência Butique
Finalistas:
Árvore Gestão de Relacionamento, com Meu vizinho Pardini
Lucia Faria Comunicação, com Lucia Faria Network – HSR Specialist Researchers & O Estado de S. Paulo
Mendes & Nader Comunicação, com Reviva o Rio Atibaia – 20 anos de mobilização e engajamento comunitário
Race Comunicação, com Realinhamento da marca – Allianz Worldwide Partners Brasil
Supera Comunicação, com Schinlovers – Embaixadores da Schin
Vencedora:
Mendes & Nader Comunicação
Projeto Especial de PR – Grande Agência
Finalistas:
Burson-Marsteller, com Sorriso para todos
CDI Comunicação Corporativa, com #irpromundo
Imagem Corporativa, com Futebol pela amizade
Máquina Cohn & Wolfe, com Com posicionamento “Viva menos do mesmo”, Vivo lança aplicativo que ensina a meditar
Vencedora:
CDI Comunicação Corporativa
Reputação/Imagem Corporativa – Agência Butique
Finalista e vencedora:
Press à Porter, com Redescobrindo Porto Seguro
Inovação em PR – Agência Butique
Finalistas:
Agência Carti, com Utilizando PR para melhorar o ranqueamento no Google
Martha Becker Comunicação, com ComArte
MMarchiori, com Análise da Comunicação Cocamar para reconstrução do Ato de Comunicação
Vencedora:
Agência Carti
Inovação em PR – Grande Agência
Finalistas:
Ideal H+K Strategies, com Aedes do Bem
Ideal H+K Strategies, com Rio 2016
Llorente & Cuenca, com Inovathon Logistics Challenge
Vencedora:
Ideal H+K Strategies, com Aedes do Bem
Mídia Digital – Grande Agência
Finalistas:
Burson-Marsteller, com Campanha Tecnologia & Vida
Edelman Significa, com GE na Concentração: Como usamos o Linkedin para estabelecer conexões entre executivos nos Jogos Olímpicos Rio 2016
Jeffrey Group, com Renovação Bayer Jovens
Weber Shandwick, com A Beneficência Portuguesa de São Paulo e o novo posicionamento nos canais sociais
Vencedora:
Edelman Significa
Mídia Impressa ou Eletrônica – Agência Butique
Finalistas:
Corcovado Comunicação, com Reformulação da revista Fórum, da Amaerj
Ícone Comunicação, com Revista O Sucesso
Linhas Comunicação, com Foco&Gestão
Vencedora:
Linhas Comunicação
Mídia Impressa ou Eletrônica – Grande Agência
Finalista e vencedora:
Llorente & Cuenca, com Revista Desenvolve SP
Prevenção e Gestão de Crise – Grande Agência
Finalista e vencedora:
Llorente & Cuenca, com Superaquecimento de motor de voo da Latam Airlines Brasil
Comunicação Interna – Agência Butique
Finalistas:
4CO, com Planejamento Estratégico de Comunicação para a Livelo
Prefácio Comunicação, com Campanha Somos AWP: o gamefication como estratégia para aproximação e engajamento com público interno
Supera Comunicação, com Camisa 10
Vencedora:
4CO
Comunicação Interna – Grande Agência
Finalistas:
Ideal H+K Strategies, com Atitude Campeã
Planin Comunicação, com Ecolab 360
Vencedora:
Ideal H+K Strategies
Sustentabilidade – Agência Butique
Finalistas:
Prefácio Comunicação, com O Doce não morreu | A reação ao acidente na Barragem de Fundão pelos Comitês de Bacia Hidrográfica do Rio Doce
E4, com Gluten Free Brasil
Vencedora:
Prefácio Comunicação
PR Digital – Agência Butique
Finalistas:
Ícone, com Lançamento Snapchat Teresina Shopping
Press à Porter, com Novo Parque da Mônica na era dos influenciadores digitais
Race Comunicação, com Caixa Surpresa | 60 anos Ajinomoto do Brasil
Vencedora:
Press à Porter
PR Digital – Grande Agência
Finalistas:
Ideal H+K Strategies, com #SOMOSLIVRES
Ketchum, com Batalha da Precisão – Gillette
MSL Andreoli, com Rio by PayPal
Tempo Propaganda, com Pais das Mina
Weber Shandwick, com Tá tendo Hellmann’s
Vencedora:
Ketchum
Public Affairs e Relações Governamentais – Grande Agência
Finalista e vencedora:
Ketchum, com Expansão para meninos da vacina contra o HPV
Evento Corporativo – Agência Butique
Finalistas:
Alfapress, com II Fórum de Debates Abrapneus – Cenário 2018 – Retomada do crescimento do segmento automotivo com reforço da parceria entre fabricantes e revendas
Kasane 360, com 1º Passeio Pet EBM
Vencedora:
Kasane 360
Evento Corporativo – Grande Agência
Finalistas:
Jeffrey Group, com Coletiva Sony 2017
RP1, com Projeto #HelloTalks
Textual, com One Brand Strategy, Novas Escolhas, o Mesmo Prazer: campanha de marca única aposta na força de Coca-Cola
Weber Shandwick, com Puma revela o artista por trás do piloto: Hamilton e sua conexão intimista com São Paulo
Weber Shandwick, com TIM – Evoluir é fazer diferente
Vencedora:
RP1
Pesquisa em PR – Agência Butique
Finalistas:
Advice Comunicação, com Pesquisa Consumo de notícias do brasileiro
Prefácio Comunicação, com Diagnóstico de Comunicação Interna: O impacto do modelo de gestão na realidade da comunicação interna
Supera Comunicação, com Hapvida – Diagnóstico de Comunicação Interna e Cultura Organizacional
Vencedora:
Supera Comunicação
Responsabilidade Social – Grande Agência
Finalistas:
Burson-Marsteller, com Uniformes transformados em cobertores
Edelman Significa, com Isso tem valor: Liberty Seguros
Imagem Corporativa, com Futebol pela amizade
Imagem Corporativa, com Vamos decidir juntos
Weber Shandwick, com McDia Feliz – Um recorde na luta contra o câncer infanto-juvenil
Vencedora:
Burson-Marsteller
PR Internacional – Agência Butique
Finalistas:
Advice Comunicação, com Unisys Security Index
Grupo Casa, com LatAm Edge Award 2016 e 2017
Prefácio Comunicação, com Desenvolvimento do Sistema de Comunicação Interna para a Lear América do Sul
Vencedora:
Prefácio Comunicação
PR Internacional – Grande Agência
Finalistas:
Imagem Corporativa, com Futebol pela amizade
Jeffrey Group, com Campanha LGBT 2017 – Marriott
Llorente & Cuenca, com Mudando os paradigmas da arte latino-americana
Vencedora:
Llorente & Cuenca
Comunicação Integrada – Agência Butique
Finalistas:
Corcovado Comunicação, com IMPA mostra como a matemática é divertida e transforma vidas
Dezoito, com Usaflex: Comunicação Integrada. Práticas de PR, digital e editorial
Golin, com Ler e Brincar – McDonald’s
Press à Porter, com Comunicação Integrada da raiz às pontas – Itallian Hairtech
Trama, com Inbound PR: estratégias de Relações Públicas e Inbound Marketing para fortalecer a filantropia no Brasil
Vencedora:
Corcovado Comunicação
Comunicação Integrada – Grande Agência
Finalistas:
CDI Comunicação Corporativa, com Sommelier virtual – Reservado Concha y Toro
Edelman Significa, com Histórias em todos os sentidos – 24ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo
Imagem Corporativa, com Vamos decidir juntos
Llorente & Cuenca, com Comunicação integrada | Energia para um novo mundo
Weber Shandwick, com Meu lugar no Rio – conectando voluntários e a população carioca
Vencedora:
Edelman Significa
Assessoria de Imprensa/Relações com a mídia – Agência Butique
Finalistas:
Alfapress, com Piquenique Cores da Estação
Comunicare, com Como a assessoria de imprensa ajudou na recuperação judicial do Grupo Jorge Zanatta
Corcovado Comunicação, com IMPA mostra como a matemática é divertida e transforma vidas
Linhas Comunicação, com 4Milk
Race Comunicação, com Gosto umami: dando sentido ao paladar
Vencedora:
Corcovado Comunicação
Assessoria de Imprensa/Relações com a mídia – Grande Agência
Finalistas:
Edelman Significa, com Visit California – California Onboard
Ideal H+K Strategies, com Nike Olimpíadas 2016
Weber Shandwick, com Dulciana – A primeira colheita da cebola que não faz chorar
Weber Shandwick, com Invisible Hands
Weber Shandwick, com Seja Digital: alto engajamento e mobilização social, intensificados pela imprensa, na campanha de desligamento do sinal de TV analógico na região metropolitana de São Paulo
Vencedora:
Edelman Significa
Agência Destaque do Ano – Prêmio Especial do Júri
Vencedora:
Weber Shandwick
Agência Butique do Ano
Finalistas:
Corcovado Comunicação
Prefácio Comunicação
Press à Porter
Race Comunicação
Supera Comunicação
Vencedora:
Prefácio Comunicação
Agência do Ano
Finalistas:
Edelman Significa
Ideal H+K Strategies
Imagem Corporativa
Llorente & Cuenca
Weber Shandwick
Vencedora:
Edelman Significa