Jornalistas&Cia lançou nesta quinta-feira (6/6) uma edição especial em comemoração ao Dia da Imprensa (1º/6) que aborda o presente e o futuro do jornalismo de Economia. O especial foi liderado por Cida Damasco, jornalista com muitas décadas de experiência na cobertura do setor.

O jornalismo de Economia foi sacudido nos últimos anos pela entrada vigorosa de múltiplas instituições financeiras na atividade, fenômeno que, de um lado, trouxe importante alento para o universo profissional e para a qualidade do jornalismo praticado, e, de outro, preocupações com os possíveis conflitos de interesse dessa até então incomum subordinação.

Mas não só. O jornalismo de Economia também foi sacudido por alguns novos veículos liderados por jornalistas que anteviram potencial e relevância em atuar com produtos e força próprios, de forma independente e empreendedora.

Por óbvio, esse acirramento na concorrência obrigou a que também os veículos tradicionais não ficassem parados e, ao contrário, se movimentassem e se inovassem para continuarem no protagonismo de uma das mais fortes áreas do jornalismo do País.

Foi esse o cenário que levou J&Cia a ir a campo para entender e explicar melhor como as transformações em andamento estão impactando essa área especializada do jornalismo brasileiro e o mercado editorial e quais caminhos hoje se apresentam para os que estão à frente – e na retaguarda – dessa fascinante jornada.

Não poderia haver escolha melhor para liderar um especial com tamanha responsabilidade do que Cida Damasco, colega que esteve presente por décadas na lida dessa cobertura especializada nos vários veículos em que atuou e nos mais diferentes cargos, entre eles o de primeira (e até agora única) editora-chefe do jornal O Estado de S. Paulo.

Nem todos atenderam ao chamado dela para entrevistas, mas as fontes ouvidas − e foram várias − deram uma contribuição inestimável para a construção de uma matéria serena, objetiva e equilibrada, que engrandece não só o J&Cia, mas o próprio jornalismo brasileiro. Entre elas está um dos pioneiros e que mais contribuíram para a implantação e o desenvolvimento de um jornalismo de Economia de primeira grandeza no Brasil, Roberto Müller Filho, que liderou e tornou a saudosa Gazeta Mercantil em referência nacional e internacional nesse campo do jornalismo. Quis o destino que, poucos dias depois de conversar com Cida Damasco, e exatamente na véspera do lançamento do especial, ele nos deixasse, para tristeza geral. Que seu legado siga inspirando o caminho das novas e velhas gerações.

Leia a edição especial na íntegra aqui.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments