O jornalismo digital no Brasil teve, em 2021, um crescimento de 34% em comparação aos últimos três anos, apontam dados divulgados nesta quarta-feira (23/2) pelo Atlas da Notícia, iniciativa que mapeia veículos jornalísticos no território brasileiro.
Na liderança do segmento de notícias no País, os veículos de mídia online ultrapassam os crescimentos de rádio (33,5%), impresso (23,4%) e televisão (9,1%).
Esse aumento fez com que os desertos de notícias, classificados pela entidade como sendo as regiões sem cobertura significativa da imprensa, tivessem uma queda de 9,5% em comparação com 2020.
Em entrevista ao Poder360, Sérgio Lüdtke, coordenador da pesquisa, afirmou que o impacto de um deserto de notícias é a dependência das pessoas das notícias de grupos de WhatsApp e sites de prefeituras, o que é danoso para a democracia.
“A falta de fiscalização do poder e a dependência só da versão do poder são muito ruins para democracia, muito ruins para que as pessoas formem suas opiniões sobre o que está acontecendo no lugar onde vivem”.
No Brasil, 47% dos municípios possuem ao menos um veículo de jornalismo, o que soma um total de 2.602 cidades. De acordo com a pesquisa, esses municípios representam 182 milhões de pessoas, ou 86% da população brasileira.
Com 13.734 veículos mapeados nesta edição, o Atlas mostrou ainda que, com aproximadamente 4.670 veículos digitais, em 2021 o Brasil teve o fechamento de 79 veículos jornalísticos, sendo a maior parte de impressos.