Alexandre Freeland

    Alexandre Freeland é formado pela Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Ufrj). 
    Iniciou a carreira como estagiário no jornal carioca O Dia em 1995. Depois de contratado, ocupou diversos cargos dentro do jornal, como repórter, chefe de Reportagem, editor de Cidade, Política, de produção, editor-executivo, editor-chefe e diretor de Redação.
    Durante um período, o jornal fez uma parceria com a TV Bandeirantes, no qual Freeland apresentou um programa ao vivo nas entradas dos telejornais da emissora. Também coordenou a cobertura de campanhas eleitorais estaduais, municipais e federais.
    Colaborou no lançamento do Marca, um jornal diário esportivo que é publicado no Rio de Janeiro e em São Paulo pela mesma editora do jornal O Dia (RJ), e que inicialmente possuía o nome de Campeão.
    Entre 2007 e 2012, foi diretor-executivo do grupo Ejesa e diretor de redação dos três jornais (Campeão/Marca, Meia-Hora e O Dia). 
    Em agosto de 2012 “mudou de lado do balcão” e foi para a área de assessoria. Na In Press Porter Novelli, como diretor-executivo, é o responsável por montar um núcleo Branded Content, no Rio e em São Paulo, para oferecer novas soluções para os clientes da agência.
    Ganhou dois Prêmios Esso de Primeira Página (2008 e 2009), quatro Prêmios Excelência da SND (Society for News Design) e o Prêmio Melhor Iniciativa Editorial, da Associação Mundial, com uma série sobre a História do Brasil, usada em escolas públicas.
    Atualizado em agosto/2012 – Portal dos Jornalistas.
    Fonte:
    Jornalistas e Cia. edição 847 (maio/2012)
    Jornalistas&Cia edição 857