Américo Martins é formado em Jornalismo pela Universidade Metodista de São Paulo (Umesp), de São Bernardo do Campo (SP), em 1989. Na Inglaterra, fez mestrado sobre Jornalismo Internacional na City University of London, em 1998, e em Ciências Políticas no Birkbeck College, da University of London, em 2005, onde já havia feito pós-graduação em Economia, em 2001.
Iniciou a carreira na Folha de S.Paulo (SP) em setembro de 1989, onde atuou como repórter e editor-assistente de Política e Economia. Fez a cobertura da campanha de Luíz Inácio Lula da Silva durante a eleição presidencial de 1994. Em abril de 1996, foi para Brasília trabalhar na sucursal do Jornal do Brasil (RJ) como coordenador de Política, fazendo a supervisão editorial do trabalho da equipe e das coberturas especiais em vários pontos do País.
Em 1998, partiu para Londres, onde atuou, inicialmente, como editor-executivo do Serviço Brasileiro da British Broadcasting Corporation (BBC-Brasil) e, depois, como diretor-executivo da rede britânica para todo o continente americano (BBC-América). Venceu, com a equipe da BBC-América, duas vezes o AIB Media Award, promovido pela Association for International Broadcasting (AIB): em 2008, na categoria Best Creative Radio Feature, com a matéria The Amazon Paradox, e em 2010, na categoria Clearest Coverage of a Single News Event/Radio, pela criação de uma emissora de rádio para prestação de serviços humanitários após o terremoto no Haiti .
Voltou a São Paulo para ocupar, em 2010, o cargo de diretor de Jornalismo da RedeTV!, assumindo a superintendência de Jornalismo e Esportes no ano seguinte. Promoveu uma grande reestruturação da área jornalística, criando novos programas, contratando novos nomes e impulsionando a credibilidade do Jornalismo da emissora. Realizou uma mudança estratégica em toda a operação digital da empresa, criando parcerias com grandes portais e partindo para a oferta agressiva em mídias sociais e novas plataformas, Com isso, triplicou a audiência do portal da RedeTV!.Deixou o cargo em julho de 2014.
Em fevereiro de 2015 assumiu a função de diretor-geral da Empresa Brasil de Comunicação, passando a diretor-presidente em setembro do mesmo ano. Trabalhou para aumentar a relevância dos veículos da EBC, investindo em mais esporte, fortalecendo os conteúdos jornalísticos e apoiando projetos como a expansão da Rede de TV Digital. Deu maior autonomia para a Agência Brasil, que duplicou a audiência geral do produto no período, e lançou em tevê aberta três novos canais: TV Escola, TV NBr e TV da Saúde. Deixou o cargo em fevereiro de 2016.
Retornou a Londres e para a BBC em setembro, assumindo o recém-criado posto de editor de Global Partnerships, uma espécie de publisher das parcerias do grupo, que produz materiais em 38 diferentes idiomas.
Atualizado em outubro de 2016.
Fontes: