Erika Palomino

    Erika Palomino nasceu no Rio de Janeiro (RJ), em 19 de novembro de 1967. Decidiu concluir os estudos em São Paulo (SP), em 1986.
     
    Em 1988, ingressou na Folha de S.Paulo. Suas primeiras matérias sobre comportamento, em especial sobre a noite paulistana, foram publicadas em 1990. O sucesso de seus textos deu origem à coluna Noite Ilustrada, que começou a ser veiculada oficialmente em 1992.
     
    Costuma dizer que, na época, a sua vida pessoal se misturou com a vida profissional, pois acabara de terminar um relacionamento afetivo e, ao mesmo tempo, começou a sair à noite. Dois anos mais tarde, a coluna ampliou seu território, passando a abordar outras cidades além de São Paulo. Criou o projeto Atitude, o caderno Moda e a revista Moda (SP), que editou por quatro anos. Começou a atuar como consultora de tendências e a realizar palestras sobre Moda em todo o País.
     
    Em 2001, resolveu migrar suas atividades para a Internet, onde viu um espaço novo e com potencial para alcançar mais pessoas interessadas em Moda. Deixou o cargo de editora de Moda da Folha de S.Paulo em 2005. No mesmo ano, começou a apresentar boletins diários sobre Moda e Comportamento na rádio Alpha FM (SP).
     
    Lançou, em 2006, a revista Key (SP) e o espaço House of Palomino, na Vila Madalena, em São Paulo, onde concentrou a redação do site e da revista, além de exposições e salas de pesquisa. Foi jurada do programa Brazil’s Next Top Model, veiculado pelo canal pago Sony. Comandou, de outubro de 2010 a setembro de 2011, a coluna Erika Palomino no portal iG.
     
    Em fevereiro de 2012, passou a ocupar a função de diretora de Redação da revista L'Officiel Brasil. Em setembro, foi apontada como uma das paulistas mais influentes do Twitter, em lista elaborada pelo consultor americano Evan Carmichael. É consultora criativa da marca Melissa.
     
    É autora dos livros Babado Forte – Moda – Música – Noite (Mandarim, 1999), Folha Explica – A Moda (Publifolha, 2001) e Babado Forte Remix (Mandarim, 2009). O primeiro é um apanhado dos textos publicados em sua coluna na Folha. Assina, ainda, com Giovanni Bianco, o catálogo da exposição Melissa Plástico o Rama Made in Brasil Plasticorama (Burti, 2005).
     
    Foram três anos no L’Officiel. Entre suas atribuições estavam além das dez edições femininas por ano, a revista masculina, a de viagem, a revista do [hotel] Unique. Os seus cuidados como diretora de redação, publisher, iam bem além da pauta e incluíam a parte comercial.

    Para 2015 organiza os 35 anos da marca Melissa. É consultora da grife há 14 anos, cuidando desde as viagens internacionais até os temas das coleções, parcerias com estilistas e artistas.

    Em julho de 2015 foi contratada pela TV Gazeta. Na emissora será responsável pela repaginação do figurino dos apresentadores e jornalistas da casa. 

    Entre os trabalhos para televisão, a recém-contratada da emissora paulista participou por três temporadas do programa Brazil's Next Top Model, da Sony, e apresentou ao lado de Fernanda Lima a cobertura do Oscar 2014 ao vivo na Rede Globo.

     
     
    Atualizado em julho/2015 – Portal dos Jornalistas
    Fonte: