Fernando Paiva

    Fernando Paiva nasceu em 6 de novembro de 1956 em Barretos (SP). Vive em São Paulo desde 1966. Em 1980 graduou-se em Direito Penal pela Faculdade de Direito da USP. Entre 1981 e 1985 estudou Jornalismo na ECA-USP (Escola de Comunicações e Artes), mas não concluiu o curso.

    Começou sua carreira em 1978 no suplemento Folhetim da Folha de S.Paulo. “Mandei algumas notas por insistência de uma amiga, que achava que eu tinha de escrever”, conta Paiva. “Mandei uma, publicaram; mandei a segunda, idem; depois de um mês me ligaram, dizendo que tinha dinheiro para mim lá.” Depois do “Folhetim”, Paiva foi para o suplemento “Mulher”, ainda na Folha. Entre 1983 e 1985, foi repórter da Agência Folha, secretário-assistente de Redação e editor-assistente de Política. Foi ainda repórter e editor do caderno “Turismo” naquele jornal. Tabalhou como editor na revista Status, na Editora Três, em 1986.

    Na Editora Abril, a partir de 1988 trabalhou em Veja SP, Playboy e integrou a equipe fundadora da revista Elle, no mesmo ano. Entre 1995 e 1996 foi redator-chefe de Capricho. Passou de 1996 a 1999 na revista CartaCapital, como editor de cultura. Voltou à Abril em 2000, como redator-chefe de Quatro Rodas e gerente de conteúdo dos sites do Grupo Casa – Casa Claudia, Arquitetura & Contrução e Bons Fluidos.

    Em 2001 assumiu o cargo de diretor de custom publishing da Trip Editora & Propaganda S/A. Entre 2001 e 2006 dirigiu as revistas Daslu, Homem Daslu, MIT Revista, GOL Linhas Aéreas, Private Brokers Coelho da Fonseca, Revista Expand, Trevisan Educação, Notícias da Gente (AmBev) e Revista do Chopp (AmBev).

    É sócio-diretor da Custom Editora desde sua criação, em novembro de 2006. A Custom começou o ano de 2007 dando continuidade à MIT Revista, customizada da Mitsubishi Motors do Brasil. Em 2008 lançou a revista Living Alone, direcionada a quem mora sozinho. Entrou nas mídias digitais fornecendo conteúdo para o Portal Terra. Em 2010 estreou com a The President. Trata-se de uma trimestral de estilo de vida distribuída aos presidentes e CEOs das seis mil maiores empresas do Brasil em faturamento, além de ser enviada a um mailing de dois mil formadores de opinião.

    Em 2011 a Custom Editora venceu a concorrência para a produção dos catálogos da Jequiti Cosméticos, do Grupo Silvio Santos. Em 2012, ganhou a concorrência da revista Telhanorte, do Grupo Saint-Gobain, bimestral com 100 mil exemplares de tiragem.

    “Minha função como publisher é fazer a ponte entre o editorial e o comercial”, sintetiza Paiva. “Um trabalho que vai da reunião de pauta ao lançamento e à viabilização de novos produtos – impressos ou digitais, nossos ou de nossos clientes.” Segundo ele, seu objetivo é transformar a Custom na mais respeitada empresa de branded content – conteúdo customizado – do Brasil. “Meu sócio André Cheron e eu estamos nos esforçando bastante para isso.”

    Fernando Paiva é ainda colaborador da Revista de Jornalismo da ESPM (Escola Superior de Propaganda e Maketing), edição brasileira da Columbia Journalism Review americana.

     

     

     

     

    Atualizado em agosto/2013 – Portal dos Jornalistas

    Fontes:

    Informações conferidas pelo jornalista.

    http://www.espm.br/ConhecaAESPM/Publicacoes/Periodicos/revistadejornalismoespm/Pages/default.aspx

    http://br.linkedin.com/pub/fernando-paiva/35/83b/400.

    www.customeditora.com.br

    www.portalalone.com.br

    http://www.maxpressnet.com.br/Jornalista/Visualizar.aspx