Glauco de Barros Lucena nasceu em São Paulo (SP), no dia 28 de dezembro de 1967. É formado em Jornalismo pela Universidade Metodista de São Paulo (Umesp), em 1989, com mestrado em Administração de Negócios pela Fundação Instituto de Administração (FIA), de São Paulo, concluído em 2013. Em 2017, faz o curso de Planejamento de Comunicação Digital na São Paulo Digital School.
Iniciou a carreira por indicação de Dirceu Pio no Jornal da Tarde (SP), como freelancer de Geral, em 1989. Deixou provisoriamente a publicação na época da implantação do Plano Collor, em março de 1990, voltando no mês seguinte para trabalhar no Jornal do Carro, caderno especializado de indústria automobilística do vespertino.
Fez parte da equipe que produziu as primeiras edições do caderno Autos do jornal O Estado de S.Paulo. Entre 2000 e 2002, foi editor do portal CarSale, espaço sobre automóveis hospedado dentro da plataforma UOL.
A partir de 2002 passou a redator-chefe da revista impressa e online Autoesporte (SP), alocada na plataforma G1. Assumiu em janeiro de 2014 o comando da Gerência de Imprensa do Grupo FCA, ficando responsável pela divulgação das marcas Chrysler, Ram e Mopar, baseado em São Paulo. Participou do relançamento da marca Jeep no Brasil. Foi eleito para o Top 20 entre Os +Admirados Profissionais da Comunicação da Imprensa Automotiva 2015, segundo apuração da J&Cia em parceria com a Maxpress.
Deixou o cargo na FCA em fevereiro de 2017, quando criou a sua própria agência, a AutoBuzz, e voltou a atenção para a produção de conteúdo e branded content e o trabalho de consultoria automotiva. Paralelamente, em março, começou a publicar a coluna semanal AutoBuzz no site iG Carros, onde pretende analisar os rumos do automóvel e das marcas sob o ponto de vista estratégico e tecnológico, além dos impactos da era digital dentro da cadeia automotiva.
É torcedor da Sociedade Esportiva Palmeiras.
Atualizado em fevereiro de 2017
Fontes:
Informações fornecidas pelo Jornalista