Helio Muniz Garcia, carioca, é bacharel em Comunicação pela Universidade Federal Fluminense (RJ) desde 1988. Na UFF criou uma estação interna de rádio e teve a monografia considerada uma das melhores pela universidade o que lhe possibilitou representar a instituição num seminário acadêmico. No período foi presidente do diretório acadêmico dos estudantes.
Concluiu em 1994 o curso de formação de executivos da IBM Gávea no Centro de Educação da Companhia no Rio de Janeiro e na Universidade de Columbia, NY. Recebeu a certificação E 2000 IBM. Em 2014 obteve o MBA em Marketing pela Fundação Instituto de Administração – FIA/USP/SP.
Começou a carreira como repórter do jornal O Globo em 1989. Ainda em novembro de 1989 passou a editor do Jornal do Brasil, onde permaneceu por 12 anos. No JB venceu o Prêmio Esso jornalismo, categoria Regional Sudeste de 1992.
Foi gerente de relações públicas da TV Globo de janeiro de 1998 a novembro de 1999, gerente de propaganda da AES Eletropaulo, diretor de Marketing e Comunicação do IgFinance, o portal financeiro do banco Opportunity.
Foi ainda sócio da agência de propaganda carioca Tapioca Comunicação, vencedora de 6 prêmios Colunistas em dois anos. Lá trabalhou com a diretoria de publicidade, desenvolvimento de marca, endomarketing, marketing de incentivo.
Assumiu a diretoria de comunicação e Sustentabilidade da GOL Linhas Aéreas Inteligentes entre maio de 2009 e setembro de 2011, em São Paulo. Em 2011 a Gol, pela primeira vez, passou a ser a líder no mercado doméstico.
Deixou a Gol e no mesmo mês passou a diretor de comunicação do McDonald's. Nesse período Hélio Muniz lançou o livro O mundo novo e suas infinitas possibilidades Comunicação Interna – A força das empresas, em setembro de 2012, sobre a Generação Y e como usar esta nova força de trabalho.
Além disso, recebeu reconhecimentos e prêmios. Foi o Comunicador do Ano em 2013 pela ABERJE Associação Brasileira de Jornalismo Empresarial e recebeu em agosto de 2014 o Prêmio Lide de Marketing Social pelo trabalho de responsabilidade social desenvolvido no McDonald's.
Ficou no ‘Mc’ até janeiro de 2016, quando foi convidado pela Avon a assumir um novo desafio. Na empresa norte-americana de cosméticos atua como diretor de Comunicação Corporativa e tem a missão de fazer a gestão da reputação da companhia e de cuidar do relacionamento com públicos externos.
Desde agosto de 2010 faz o gerenciamento de crises da International Air Transport Association (IATA). É membro da diretoria do Instituto Ronald McDonald desde setembro de 2013. Helio faz parte da diretoria da Associação Brasileira de Jornalismo Empresarial Aberje, desde 2014.
Atualizado em fevereiro/2016 – Portal dos Jornalistas
Fontes:
Jornalistas&Cia – Edição 1.035
https://br.linkedin.com/in/heliomunizg
http://set.eusoufamecos.net/26set/programacao/palestras/helio-muniz/
http://www3.fia.com.br/Alumni/PerfildoAlumni/Paginas/Detalhe.aspx?ItemID=81