Karim Miskulin é nascida em Santo Antônio da Patrulha (RS), formada em Ciências Políticas pela Universidade Luterana do Brasil/ ULBRA – Rio Grande do Sul, estudou Hotelaria e Turismo na Castelli – Escola Superior de Hotelaria, Canela (RS).
O começo no jornalismo se deu durante um estágio, na TV Assembleia. Ela mesma contou em 2015 este início para o site Negócio Feminino: “tive contato direto com o jornalismo político. Mais do que isso, convivi com jornalistas políticos e de opinião. Descobri uma nova paixão, no potencial que a profissão tem de fomentar a ação e a paixão política. Vendo o cotidiano desse trabalho, tive a certeza que existem coisas boas na política e no poder transformador do jornalismo nessa área”. Na entrevista falou também da sua jornada e dos planos para o futuro.
Atua na área política desde 1998. Em 2004 fundou a VOTO Comunicação Aplicada à Política, empresa voltada a estratégias de marketing político e cursos de formação política.
No ano seguinte, lançou a revista VOTO – Política e Negócios. A revista recebeu o GP Destaque do Prêmio Colunistas, em dezembro de 2011, e o Prêmio Colunistas de Veículo Impresso em 2013.
Já em 2008, criou o Instituto VOTO de Estudos políticos, entidade sem fins lucrativos que visa a fomentar o debate político por meio de projetos em escolas públicas e eventos de grande e pequeno porte no Brasil e no exterior, onde estabeleceu importante parceria com a Columbia University – ícone do conhecimento mundial.
Autora do livro Recontando a História do Rio Grande do Sul, primeiro da série Recontando a História do Brasil – projeto que objetiva resgatar fatos marcantes dos principais Estados brasileiros no período pós-redemocratização.
Em parceria com a ESPM/Sul lançou o primeiro curso de pós-graduação voltado para Política e Relações Governamentais do Brasil.
Em março de 2014 Karim, discursou no MIT (Massachusetts Institute of Technology) durante a 'XVII MIT Latin America Conference' realizada em parceria com a Voto. O encontro aconteceu no Stata Center, novo prédio desenhado pelo renomado arquiteto Frank Gehry no centro do campus do MIT em Cambridge, Massachusetts.
Durante o processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff a Revista Voto realiza a cobertura em tempo real de todos os debates e discussões do processo em redes sociais (Twitter e Facebook) e no site da publicação. As páginas estão sendo abastecidas de informações diretas do Congresso Nacional e do Supremo Tribunal Federal (STF), trazendo, também, a repercussão entre políticos e partidos da base do governo e de oposição.
Atualizado em Abril/2016 – Portal dos Jornalistas
Fontes:
Foto – crédito, site Negócio Feminino
http://www.revistavoto.com.br/site/institucional.php
https://br.linkedin.com/in/karim-miskulin-b1a50434
http://www.negociofeminino.com.br/entrevistas/politica-comunicacao-maos-dadas.html