Márcia Barroso nasceu na cidade de São José do Jacuri, MG, mas mora em Belo Horizonte, capital, desde os 12 anos de idade. Formada em jornalismo pelo UNI-BH, tem aperfeiçoamento em televisão pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG).
Com mais de vinte anos no jornalismo, construiu a carreira no rádio. Na Itatiaia atuou de 1997 até 2010 como repórter de geral. Passou ainda pelas rádios, Sucesso, Alvorada FM, 98 FM e Empresa Mineira de Radiodifusão.
Já na Band News, foi repórter de política e economia. Também apresentou o programa Revista Geral na 107 FM.
Trabalhou nas agências, Setembro e Conexão Propaganda, além das Assessorias de Imprensa da Secretaria de Estado da Saúde de Minas e no TRT/3ª Região. Coordenou ainda, por indicação do Ministério da Saúde, a Comissão Nacional de Comunicação Social dos 27 Estados da Federação.
Dentre os prêmios conquistados estão: Troféu Ouro 2009, na categoria Melhor Repórter de Minas Gerais; Prêmio PQN 2006 e 2007, como Melhor Repórter de Rádio de Minas Gerais; Prêmio PQN 2008, melhor repórter de Minas Gerais, Repórter amiga da Educação – Prêmio APPMG/2005; e Jornalista amiga da Saúde- Prêmio AMIPEC/2006;
Em 2006 foi condecorada, por relevantes serviços prestados ao estado de Minas Gerais e ao Brasil, com a Medalha da Inconfidência, maior e mais cobiçada honraria dos mineiros.
Ganhou ainda os prêmios Inca, como melhor assessora de comunicação, e Ministério da Saúde como melhor assessora de imprensa.
Atualizado em janeiro/2013 – Portal dos Jornalistas
Fonte: Informações passadas pela jornalista.