Maria Lima, jornalista formada, teve o primeiro contato com a redação como revisora no jornal Diário da Manhã, em Goiânia (GO). Mais tarde foi para a TV Centro-América, sucursal da TV Globo em Mato Grosso (MT), passando pelo Correio Braziliense, onde cobriu a Assembleia Nacional Constituinte e a chamada “Nova República”.
Em 1989 Maria foi para O Globo, em Brasília, acompanhar a campanha do presidente Fernando Collor, seus dois anos de governo e o impeachment.
Da reportagem do Globo passou para a coordenação de Política da sucursal de Brasília função que manteve durante quatro anos.
Recebeu o Troféu Imprensa, na edição da premiação em 2011, na categoria de Repórter de Jornal, pelo trabalho realizado no O Globo. Nas edições de 2014 e 2016 ficou entre as cinco finalistas do troféu. Sobre a classificações para o prêmio, disse: “As mulheres jornalistas têm mostrado grande capacidade de liderança, ocupando cada vez mais espaços de chefia e comando em todas as mídias”.
Em abril 2014 repórter Maria Lima voltou ao cargo de coordenadora de Política interinamente na sucursal de O Globo em Brasília por um mês, até que repórter especial Paulo Celso Pereira assumisse a função.
Maria falou de seu trabalho em algumas coberturas durante a campanha nas eleições de 2014. “Estou cobrindo Oposição, os presidenciáveis Eduardo Campos e Aécio Neves, e outros assuntos que renderam polêmica, como o número de creches que a presidente Dilma desmentiu, meta que foi anunciada por ela mesma”.
Para Maria Lima, um dos trabalhos que mais a marcou a carreira, foi publicado em 2013 foi a matéria Garçom vira dublê de senador para parlamentar não discursar sozinho, em que retrata o caso do funcionário que, a pedido do senador suplente João Costa (PPL-TO), virou dublê de legislador no plenário para que ele não discursasse no local vazio. A matéria “mostra o escracho que virou o Parlamento brasileiro”, acrescenta a repórter.
Em março de 2016 a repórter Maria Lima assinou junto com os jornalistas Sérgio Roxo, Catarina Alencastro, Simone Iglesias e Cristiane Jungblut a reportagem Lula deve assumir mistério, mas exige mudanças na economia. Segundo a reportagem o ex-presidente “pode ocupar Casa Civil ou Secretaria do Governo”. A matéria a cinco mãos analisa as repercussões do assunto em Brasília e nos demais estados. Foi publicada pelo jornal O Globo.
Maria segue como repórter de política e se destaca pelas coberturas sobre o governo do país.
Atualizado em março/2016 – Portal dos Jornalistas
Fontes:
http://oglobo.globo.com/brasil/lula-deve-assumir-ministerio-mas-exige-mudanca-na-economia-18875428
https://twitter.com/maria_lima?lang=pt
https://www.portaldosjornalistas.com.br/noticia/diana-fernandes-deixa-sucursal-globo-em-brasilia
http://cafeveneno.blogspot.com.br/2011/02/viva-maria.html