Rachel Pinto Botelho nasceu em Belo Horizonte (MG), em 25 de novembro de 1961. Estudou Comunicação Social com ênfase em Jornalismo na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC/MG), onde também cursou pós-graduação em Gestão Estratégica da Comunicação.
Iniciou a carreira profissional como repórter de Economia do jornal Diário do Comércio, onde permaneceu por um ano. Em 1986, se desligou das atividades jornalísticas e mudou para a Alemanha para adquirir fluência na língua. De volta ao Brasil, em 1988, atuou como repórter da área de Ciência e Educação para o Diário de Minas, em Belo Horizonte.
Nos 12 anos em que atuou no jornal, Rachel também foi repórter, pauteira e editora de Economia, além de atuar brevemente como editora-adjunta de capa. Em 2010, foi convidada a assumir o cargo de subeditora de Política do jornal Estado de Minas, cargo que vem exercendo desde então.
Dentre os trabalhos que marcaram a carreira, destacam-se a cobertura do encontro dos ministros da Área de Livre Comércio das Américas (Alca) em Belo Horizonte, em 1997, em que o Hoje em Dia produziu e publicou edições bilíngues; e a reunião do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), também na capital mineira, em 2006.
Atualizado em 28 de fevereiro de 2012 – Portal dos Jornalistas/MG
Fonte:
Informações fornecidas pela própria jornalista