Rafael Sânzio

     

    Rafael Sânzio

    Rafael Sânzio Cunha Bello nasceu na cidade de Piumhi, Minas Gerais, em 30 de outubro de 1971. Filho de jornalista, cresceu em contato com a profissão. Seguir a carreira foi uma escolha natural.

    Estudou Comunicação Social com ênfase em Jornalismo na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Belo Horizonte (Fafi-BH) e cursou pós- graduação em Gestão Estratégica da Comunicação na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC/MG). Possui MBA em Informações Econômico- Financeiras e Mercado de Capitais pela Fundação Instituto de Administração (FIA/SP).

    O primeiro emprego no jornalismo foi como estagiário da Rádio Alvorada, onde permaneceu por menos de um ano. Posteriormente, já formado, trabalhou como Gerente de Negócios no Banco do Estado de Minas Gerais (Bemge). Nessa época também fazia trabalhos freelancer para alguns segmentos da área de comunicação.

    Cobre a área de Economia desde fevereiro de1997, quando foi contratado na equipe de reportagem do jornal Hoje em Dia.

    Durante 14 anos, foi responsável pela produção de reportagens e análises sobre a macroeconomia, atividades empresariais no país, a movimentação do mercado financeiro local, nacional e internacional, energia elétrica, petróleo, dentre outros assuntos.

    Em maio de 2010, foi promovido a Editor-adjunto e Coordenador da editoria. Três meses depois, foi convidado a assumir o cargo de Editor de Economia, função que vem exercendo desde então.

    Acumula prêmios de destaque no currículo, tais como: Prêmio Bovespa de Jornalismo (2002), com a reportagem Golpe Milionário com Ações das Teles; Prêmio Apimec (2003), concedido pelos membros da Apimec- MG por meio de votação; 1º lugar no Prêmio Madeira de Jornalismo, com a reportagem Demanda por Madeira cria Poupança Verde; foi finalista do Prêmio Onip de Jornalismo (2010), também nas edições de 2005 e 2007; e foi finalista do Prêmio Caixa de Jornalismo Social, com a reportagem Cidades dos Sem Banco.

    Em 2016, Rafael Sânzio passou a atuar no mercado de comunicação corporativa. Trabalhou como Gerente de Comunicação na CDN, atendendo a Samarco, por quase dois anos. Depois de rápida passagem pela Partners Comunicação, de Belo Horizonte, também como gerente de comunicação de várias contas nacionais, assumiu em 2018 a coordenação de Relações com a Imprensa da Fundação Renova, responsável pela reparação da bacia do Rio Doce, posição que ocupou até janeiro de 2025.


    Atualizado em janeiro de 2025 – Portal dos Jornalistas

     

    Informações fornecidas pelo próprio jornalista.