Raul Machado Carvalho nasceu em Itu (SP).
Contra a vontade da família, deixou um emprego estável de fiscal federal concursado para, no início de 1969, trabalhar na redação da revista Auto Esporte (SP). Pelas mãos de Heitor Feitosa e Mauro Forjaz, em pouco tempo viu tornar-se realidade o seu sonho de viver de escrever.
Começou como arquivista, ajudante de tudo na redação e, finalmente, repórter na área de esporte da publicação. Passou a cobrir competições de automobilismo e a produzir textos e fotos.
Em 1971, foi convidado a integrar a equipe da Rede Globo (SP) para a implantação do Grande Prêmio do Brasil de Fórmula 1, em São Paulo, como assessor de imprensa. Exerceu a função por três anos, promovendo um dos maiores eventos esportivo e turístico do País.
Aproveitando o conhecimento adquirido, fez, em 1973, sociedade com o também jornalista Arthur De Bernardis e fundaram a Sinopress Assessoria de Imprensa, uma das primeiras da área em São Paulo. Enfrentou com galhardia e persistência um grande problema: a maioria dos colegas jornalistas não entendia a função do assessor de imprensa e sempre diminuíam o esforço desse trabalho de abrir portas nas empresas para a imprensa.
Viveu, também, casos engraçados: No início, muitos pilotos de competição procuravam a Sinopress para dar retorno aos seus patrocinadores. O carioca Newton Pereira, por exemplo, tinha o patrocínio da Vicsa e um problema: como nunca chegava entre os dez primeiros, o jeito era divulgá-lo com releases antes das corridas. Ele treinava bem, a preparação estava boa e a expectativa para a prova era das melhores – esses eram os temas.
Um dia, conversando com o colega Reginaldo Leme sobre o futuro, ficou sabendo que ele estava mais disposto a seguir os rumos do esporte de competição. Ele, no entanto, imaginava tomar o rumo do jornalismo econômico, com especialização na indústria automobilística. E assim aconteceu.
Paralelamente à revista, trabalhou, a partir de 1975, como sub-editor do caderno de Automóveis e Turismo d’O Globo, junto com Fernando Mariano. Dois anos depois, em 1977, fui convidado para o cargo de redator-chefe e editor da Auto Esporte, posição que ocupou por dez anos. Como primeira decisão, valorizou o trabalho dos jornalistas especializados em testar carros, mudando o sistema de eleição do Carro do Ano, apontado como o mais importante prêmio da indústria automobilística do País.
Em 1981, montou outra assessoria, a Mac Assessoria de Imprensa. Paralelamente, passou a editar o caderno de Turismo do extinto Diário Popular (SP) e também fez parte do grupo editorial da revista da Goodyear, publicação empresarial que recebeu diversos prêmios da Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (Aberje).
Sem deixar a Auto Esporte, passou a editar também a nova publicação da FC Editora no segmento de Turismo, a revista Hotel & Cia. Deixou a Sinopress para divulgar o Campeonato Brasileiro de Fórmula Ford exclusivamente pela Mac, por quatro anos.
Por 20 anos, de 1981 a 2001, foi diretor de Relações Públicas e Imprensa da Santa Casa de Santo Amaro, num trabalho voluntário. Na época, assumiu, também, a direção do Autódromo de Interlagos, a convite do amigo Nelson Guerra, na época, secretário de Esportes do Município.
Como voluntário, foi presidente – no biênio 2007/2008 –, do Instituto de Estudos Vale do Tietê (Inevat), uma organização não-governamental que defende os interesses da região do Vale Médio do Tietê (SP), que inclui as cidades de Santana do Parnaíba, Pirapora, Cabreúva, Itu, Salto, Porto Feliz e Tietê.
Ainda em 2008, deixou o trabalho de assessoria para a Ford Brasil, desenvolvido por mais de duas décadas. Criou, então, no ano seguinte, um portal na internet com o nome de Ford para todos, cujo objetivo é colaborar com os jornalistas, em âmbito nacional, na divulgação dos assuntos da Ford. O conteúdo do site, desenvolvido de forma independente, permite fácil acesso de todos os interessados a um grande banco de dados e fotos de produtos e eventos da companhia. Além disso, as notícias criadas são distribuídas através de newsletters para centenas de jornalistas ligados à indústria automobilística, em todo o País. O portal tornou-se um case mercadológico, por ser o único monomarca do Brasil, no segmento automotivo, com média de 25 mil visitas por mês e contar com o apoio da Ford Brasil e JWT.
Em 2011, em parceria com o ex-piloto Carol Figueiredo, lançou o portal Blindagem News, voltado exclusivamente aos assuntos de blindagem de veículos e na construção civil.
Por incrível que pareça, o seu principal hobbie é prosseguir na prática do esporte que pratica desde os 15 anos: o basquete – chegou a jogar na equipe principal do Monte Líbano. Jogou também na equipe principal de vôlei do Banespa.
Escreveu, com Mauro Forjaz, o livro Emerson, do Kart à Fórmula 1 (AGGS, 1972).
Foi redator da publicação de editora de Barcelona Carros Inesquecíveis do Brasil entre março de 2012 e agosto de 2013. Ao todo, produção de 60 fascículos distribuídos na época em todo o Brasil.
Em março de 2014, Raul Machado Carvalho repete a parceria com o ex-piloto Carol Figueiredo, com quem em 2011 lançou o site Blindagem News, e apresenta ao mercado o portal O Primeiro Carro, seu mais novo projeto. “A presta serviço a uma grande parcela da população que deseja concretizar o sonho de todo brasileiro – comprar o primeiro carro”, explica Raul.
Nesse contexto, o site informa os custos que envolvem a manutenção de um veículo, o passo a passo para a carteira de habilitação, o conhecimento dos carros mais econômicos do mercado, financiamento, seguro, como enfrentar a autoescola, testes simulados para o exame da CNH etc.”
Atualizado em março/2015 – Portal dos Jornalistas
Fontes:
https://www.portaldosjornalistas.com.br/noticias-conteudo.aspx?id=2337
www.fordparatodos.com.br
www.blindagemnews.com.br
www.mac.jor.br