Rodrigo Tramontina é bacharel em Jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, desde 1996. Concluiu pós-graduação em Comunicação Organizacional e Relações Públicas em 2008 pela Faculdade Cásper Líbero, em São Paulo e em 2014 o curso de extensão em Comunicação Empresarial pela Escola Superior de Propaganda e Marketing.
Profissional com 18 anos de experiência na área jornalística. Iniciou suas atividades como repórter, passando pela redação de importantes diários, como Jornal da Tarde (Grupo Estado) e Folha de São Paulo.
Começou a trajetória no jornalismo do Grupo Estado em junho de 2004. Atuou na consolidação dos dois guias semanais do Grupo Estado, Divirta-se do extinto Jornal da Tarde e que migrou para o Estadão como Guia da Semana e segue sendo publicado. Foi repórter para as duas publicações e editor de três seções: Ação, Grande SP e Passeios. Deixou o Estadão em março de 2005.
Esteve ainda na Editora Abril e foi repórter do site oficial do Corinthians e da revista da Unifesp. Após trabalhar em outras mídias cobrindo áreas distintas (sites de esporte e educação, revista infantil e de saúde) e atuar como freelancer, orientou sua carreira para a comunicação corporativa.
Foi assessor de imprensa da Mitsubishi Motors por um ano e meio respondendo por todo o material informativo destinado à imprensa especializada, como press releases das áreas institucional, de produtos e das competições off-road organizadas pela montadora, manual de treinamento, publieditoriais e conteúdo para a internet. Organização de eventos e relacionamento com a imprensa no lançamento de produtos e competições esportivas.
Em agosto de 2006 assumiu a coordenação da assessoria de imprensa da Peugeot do Brasil para uma jornada que duraria mais de 8 anos. Nesse período foi responsável pela comunicação dos produtos da Marca, com atendimento diário à imprensa nacional. Gerenciamento da frota de veículos destinada à imprensa especializada para testes. Administração do site de imprensa Peugeot, além de coordenação, logística e acompanhamento de produção de foto e vídeo para divulgação dos eventos esportivos realizados e produtos da marca. Ficou na empresa até novembro de 2014.
Ao todo trabalhou por dez anos no jornalismo corporativo do setor automotivo.
Em fevereiro de 2015 Rodrigo Tramontina acertou a sua volta às redações, com o programa Auto+. Veiculado semanalmente pelo portal Terra e pelo canal BandSports, no programa ele vai se dedicar a todas as etapas de produção do programa e à edição do site de Auto+.
Sobre o novo desafio ele falou ao Jornalistas&Cia: “Apesar de tanto tempo longe das redações, acho que vai ser uma transição tranquila”. E completou: “Antes, minha preocupação era valorizar os produtos com os quais trabalhava; hoje, é e será encará-los com olhos mais críticos, como devem ser os da imprensa, para passar a informação de forma mais direta e isenta”. Tramontina, que fez sua estreia nesta 5ª.feira (29/1), durante evento de lançamento do Nissan New March com motor de 3 cilindros.
Atualizado em Fevereiro/2015 – Portal dos Jornalistas
Fontes:
https://br.linkedin.com/pub/rodrigo-tramontina/55/676/51b
https://www.portaldosjornalistas.com.br/noticias-conteudo.aspx?id=3348