Ronaldo Lázaro Tiradentes nasceu em Belo Horizonte-MG. Começou a trabalhar em 1977 na TV Rádio Clube de Teresina-PI, afiliada da TV Bandeirantes, fazendo comerciais (garoto-propaganda) e apresentando programas musicais.
Ainda menor de idade, em 1978, começou a trabalhar na Rádio Baré, integrando a equipe esportiva. Nos anos seguintes passou pela Rádio Rio Mar e Rádio Tropical (Cidade), em ambas na reportagem esportiva.
Em 1981 começou a trabalhar na TV Amazonas, na época retransmissora da Rede Bandeirantes, como redator e editor do Jornal 5 em Notícias. Em 1984 a TV Amazonas passou a ser retransmissora de Rede Globo. Ronaldo foi apresentador de telejornais e o primeiro repórter da Rede Amazônica a fazer reportagens para a TV Globo.
Depois de um mandato como deputado estadual, entre 1991 e 1995, passou para a secretaria de Comunicação do Governo do Estado do Amazonas, no mandato do Governador Amazonino Mendes. Em 1997 registrou a Rádio Tiradentes Ltda. e passou a disputar várias concorrências promovidas pelo Ministério das Comunicações para emissoras de rádio em FM, no Amazonas.
Em 2003 surgiu a Rádio CBN (91,5), onde Ronaldo passou a ser diretor-presidente e também apresentador do programa CBN Manaus, diividindo com Marcos Santos a apresentação do programa jornalístico. Em 2004, conseguiu a concessão da Rádio Tiradentes FM (89,7), única emissora de Manaus-AM especializada em flash-back e midi-back dos anos 70, 80 e 90. Em 2011 inaugurou a TV Tiradentes, também de sua propriedade, transmitindo somente videoclipes nacionais e internacionais.
Atualizado em novembro/2011 – Portal dos Jornalistas.