Sérgio Lüdtke é jornalista e consultor em mídias digitais. Possui especializações em Gestão de Empresas de Comunicação e Marketing Digital.
É bacharel em Jornalismo, formado pela FAMECOS – Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, em 1984. Concluiu em 2006 o Master em Gestão de Empresas de Comunicação, pelo CEU/Universidade de Navarra; e MBA – Master of Business Administration em Marketing Digital pela Fundação Getúlio Vargas entre 2015/2016.
Começou a carreira no jornalismo corporativo em1985 trabalhando na assessoria do Sindicato dos Revendedores de Combustível do Rio Grande do Sul (Porto Alegre). Por três anos na entidade editou o jornal O Combustível e fez a coordenação do relacionamento do sindicato com a imprensa na gestão do presidente Rubens Hofmeister.
Acumulou as atividades com a coordenação das relações com a imprensa para divulgação do termômetro de vendas do comércio e edição da revista SobreLoja na gestão de Vilson Noer no Clube dos Diretores Lojistas – CDL (Porto Alegre/RS).
De 1988 a 1991 foi editor de livros na Editora Sulina, de Porto Alegre e lançou obras de autores como Paulo Leminski, Moacyr Scliar, Nelson Motta, Luciano Trigo, Michel Mafesolli, entre outros. Na Sulina foi responsável pelo departamento de promoções desde 1979. Nessa época coordenou o projeto Rua do Livro, que fechava aos sábados uma das principais ruas do centro de Porto Alegre para que os livreiros pudessem ocupá-la com livros, e o Livrim, um clube de leitura para crianças e adolescentes.
De 91 a 99, foi publisher e proprietário da Artes e Ofícios Editora, também em Porto Alegre, onde lançou autores como Martha Medeiros, Jorge Furtado, Nei Lisboa, Vitor Ramil, Luis Fernando Verissimo (série Traçando, com Joaquim da Fonseca), Ray Bradbury, Luis Augusto Fischer, Augusto Massi, Jorge Furtado, Tarso Genro e muitos outros. Nesse período, assumiu como vice-presidente da Câmara Rio-grandense do Livro, entidade que organiza a Feira do Livro de Porto Alegre. Foi presidente do Clube dos Editores de Livros do Rio Grande do Sul (1993-1995).
No ano 2000, começou a trabalhar em associação com a Trio e a L&PM Editores, no projeto Livro Digital, start up que seria a primeira editora de livros digitais do Brasil, na primeira onda dos e-books.
No final de 2001 ingressou no clicRBS, então o maior portal regional de notícias do Brasil, uma publicação do Grupo RBS. No portal, foi responsável pela gestão de conteúdo de todos os sites do grupo e pela gestão das redações de internet do RS, SC e, posteriormente, também do Paraná. Lá coordenou a implantação das plataformas de blogs e media center e as primeiras experiências com mobilidade.
Participou da criação do portal de serviços hagah e em 2008 passou a responder pela gestão de conteúdo e produto do portal, coordenando equipes de desenvolvimento, arte e conteúdo nas seis regiões de atuação do portal (RS, SC e PR).
Entre 2009 e 2011, na Editora Globo, em São Paulo, dirigiu a área de conteúdo digital da revista Época, as edições da revista para tablet e criou o modelo de atuação nas redes sociais.
Desde outubro de 2012, na capital paulista, é membro do Grupo de Avaliação Editorial Digital (GAE) do portal Estadão.com.br
Foi coordenador até 2015 do Master em Jornalismo Digital no Instituto Internacional de Ciências Sociais (IICS) e é proprietário e editor da empresa e site Interatores. Coordenou programas de treinamento in company para jornalistas em empresas como Grupo Globo, Grupo RBS e Rede Gazeta (ES)
Foi ainda curador do Programa Avançado em Gestão da Comunicação Digital da Aberje, Coordenador Acadêmico do International Center for Journalists e atualmente acumula seu trabalho no Interatores com o de Coordenador de Pesquisa do Projor (Instituto para o Desenvolvimento do Jornalismo) e de editor-chefe do Projeto Comprova, coalizão de meios de comunicação brasileiros que trabalham colaborativamente para verificar conteúdos suspeitos publicados em redes sociais sobre políticas públicas e eleições.
Publicou livros e assinou capítulos em algumas obras, entre elas, Buenos Aires de A a Z (Artes e Ofícios Editora/ 1997), também produzido em formato de site, e Elena (Arquipélago Editorial, 2014) que reúne entre os autores: Sérgio Lüdtke, João Moreira-Salles, Michel Laub, Eliane Brum, Nicolau Sevcenko, Ivana Bentes, Cláudia Laitano, Joca Reiners Terron, Marcela Antelo, Cadão Volpato, Carlos Estellita-Lins e Emílio Fraia e Petra Costa
Sérgio Lüdtke é o ponto de partida da conversa A reinvenção do jornalista, capa da Edição 1.045 do Jornalistas&Cia, em um especial em homenagem ao Dia do Jornalista, que se comemora no dia sete de abril. A edição aborda o mundo do novo jornalismo e as alternativas de trabalho para o mercado formal na imprensa “que vem diminuindo cada dia mais”.
Atualizado em Março/2021 – Portal dos Jornalistas
Fontes:
Informações conferidas pelo jornalista.
Jornalistas&Cia – Edição 1.045
https://br.linkedin.com/in/sergioludtke
http://epoca.globo.com/
https://twitter.com/ludtke?lang=pt
http://www.clicrbs.com.br/rs/
https://www.hagah.com.br/portal-servicos-de-portaria-neusa-goulart-brizola-430