Jornalistas da Empresa Brasil de Comunicação (EBC) em São Paulo, Rio de Janeiro e Distrito Federal decidiram, por unanimidade, fazer uma paralisação de 24 horas na próxima terça-feira (3/9), em protesto ao novo Plano de Cargos e Remunerações aprovado pela empresa, que rebaixa os salários dos jornalistas em comparação a outros grupos de trabalhadores.

O novo plano estabelece um critério de remuneração por hora. Os jornalistas receberiam cerca 12% a menos que outros profissionais com diploma superior. A paralisação, que pode ser estendida a depender da resposta da EBC, deve afetar as atividades de TV Brasil, Agência Brasil, Rádio Nacional, Rádio Nacional da Amazônia, Rádio MEC e Radioagência Nacional, além de veículos estatais como Canal Gov, Agência Gov e a Voz do Brasil.

Pedro Rafael Vilela, coordenador-geral do Sindicato dos Jornalistas do Distrito Federal, declarou que o plano “não apenas rebaixa a carreira dos jornalistas da EBC, em relação a outras de nível superior, como abre um precedente perigoso para que a jornada específica de jornalistas do setor privado também seja atacada, com a ideia de salário-hora”.

Procurada pela coluna de Leonardo Sakamoto, do UOL, a EBC afirmou em 28/8 que ainda não foi notificada oficialmente sobre a paralisação. Em nota, a empresa declarou que a proposta foi construída em diálogo com as entidades representativas dos empregados.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments