Ao comemorar seu 29º ano de vida, Jornalistas&Cia escolheu como tema de celebração a saga empreendedora dos jornalistas negros e negras na mídia brasileira, e o fez na sequência de iniciativas relevantes construídas ao longo dos últimos anos. Casos do especial do Dia da Imprensa de 2021, homenageando o centenário de morte do jornalista João do Rio, negro que fez história na atividade; do Censo Racial da Imprensa Brasileira, também em 2021; do Projeto #Diversifica, em 2022 e 2023; e do Prêmio +Admirados Jornalistas Negros e Negras da Imprensa Brasileira, iniciado em 2023 e continuado neste 2024, em parceria com os sites 1 Papo Reto e Neo Mondo e com a Rede JP – Jornalistas Pretos.

Foi a realização desse prêmio, aliás, que de certo modo motivou a escolha do tema de aniversário, por jogar luzes sobre a multiplicidade de iniciativas editoriais em curso no Brasil, lideradas por colegas negros e negras, e que, mesmo dentro do jornalismo, pouco se conhece.

São quase 40 páginas mostrando a força do empreendedorismo editorial de colegas negros e negras no Brasil, sob a batuta de Rosenildo Ferreira, ele próprio um desgarrado da mídia branca tradicional, que decidiu construir seu próprio negócio, o site 1 Papo Reto.

Ao nosso lado, algumas dezenas de marcas que se aliaram ao projeto, dando sua contribuição a essa justa e nobre causa. A todas elas os nossos sinceros agradecimentos.

Que este especial contribua, ainda que de forma modesta, para essa brava, urgente e indispensável luta em prol da diversidade racial no jornalismo e mesmo da luta antirracista em nosso País.

Leia a edição especial na íntegra.

Um novo projeto gráfico para melhorar a experiência de leitura

Jornalistas&Cia celebra seu 29º aniversário não só com um especial de grande relevância, mas também com a estreia de um novo projeto gráfico, que busca tornar a experiência de leitura de nossa audiência mais prazerosa e amigável.

A partir desta edição, J&Cia passa a ter uma nova estrutura visual, com uma capa destacando as principais matérias da edição, nova tipologia, novo alinhamento das colunas, textos mais curtos e com mais imagens e uma efetiva simbiose com o Portal dos Jornalistas, que absorverá os textos completos das matérias e artigos mais longos.

“Não mudamos a essência da newsletter, obsessivamente informativa e substantiva, mas vamos dar um passo para transformá-la num projeto editorial renovado, contemporâneo e já sinalizando outras inovações com vistas aos 30 anos, em 2025”, diz o fundador e publisher de J&Cia, Eduardo Ribeiro. “.

Outra mudança importante está sendo feita no envio das edições, que deixará de ter duas alternativas de abertura de seu conteúdo (pdf e flipbook), passando a usar exclusivamente a versão flipbook. “Uma das razões é a medição da audiência”, ressalta o diretor de Projetos, Vinícius Ribeiro. Ele explica: “O flipbook computa cada clique, permitindo uma mensuração não só geral, como também das páginas mais acessadas. Isso é fundamental não só do ponto de vista comercial como também para avaliarmos com maior precisão os conteúdos que mais interessam aos leitores”.

O designer Paulo Sant’Ana, que cuida do visual de Jornalistas&Cia desde as edições zero, destaca que o maior desafio foi melhorar a qualidade visual sem sacrificar, ou sacrificando o mínimo possível, o conteúdo e a quantidade de informações que já são tradicionais na newsletter: “Isso foi possível com a adoção de uma tipologia mais atual, de melhor leitura, e com o uso do recurso de condensação. Também destacaria o conceito de grafismos laterais tracejados, que auxiliam na continuidade de leitura, sem a necessidade de fios entre as matérias”.

Confira a edição na íntegra aqui.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments