Neste 25 de julho o Brasil celebra, desde 1960, o Dia Nacional do Escritor e nada mais justo do que homenagear nesta data aqueles que decidiram dedicar suas vidas a dois dos ofícios que a humanidade aprendeu a respeitar e apreciar: o jornalismo e a literatura.
Os jornalistas escritores, ou vice-versa, estão presentes em nossa rica história desde o Século XVIII, com a chegada da Família Real ao Rio de Janeiro. Desde então multiplicaram-se, unindo o talento pelas letras ora nas páginas dos jornais e revistas, ora nas páginas dos livros, quando não iniciando uma obra pelo jornalismo para então dar a ela a perene vida literária.
É isso o que conta o paraibano Assis Ângelo, que, a convite dos editores do Jornalistas&Cia, escreveu um alentado artigo sobre a história dos primeiros e imprescindíveis jornalistas escritores de nosso País, passando por nomes como Machado de Assis, José de Alencar, José Bonifácio, João do Rio e, entre muitos outros, também a pioneira Narciza Amália de Campos e a indomável e irrequieta Patrícia Galvão, a Pagu. Tudo recheado por detalhes que pouco se conhecem dos múltiplos personagens aqui em desfile.
Um viva ao Dia Nacional do Escritor e aos Jornalistas Escritores!
Leia a edição na íntegra aqui.