A Justiça Eleitoral derrubou uma liminar que determinava a retirada de reportagens do Jornal Plural, de Curitiba, sobre um caso de coação a funcionários da Prefeitura de Curitiba, que receberam ordens de comprar ingressos para um jantar do PSD. As reportagens voltaram ao ar no domingo (6/10).

Após a publicação das reportagens, a coligação de Eduardo Pimentel, vice-prefeito e candidato à prefeitura de Curitiba pelo PSD, pediu a derrubada dos textos. Em caráter liminar, a derrubada foi acatada, por decisão do juiz Marcelo Mazzali, sob a justificativa de que os posts do jornal faziam “propaganda negativa” e poderiam criar “estados mentais artificias” contra o vice-prefeito. Foram retirados três reportagens e cinco posts de Instagram.

O Jornal Plural entrou com um mandado de segurança e conseguiu derrubar a liminar. Para Claudia Cristina Cristofani, desembargadora eleitoral responsável pelo julgamento do mandado de segurança, “quando a imprensa é livre, permite-se o debate aberto e plural, elementos cruciais para uma democracia saudável, onde os cidadãos podem participar ativamente e questionar decisões que impactam suas vidas. Limitar essa liberdade enfraquece a própria base da democracia”.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments