Lançada na última segunda-feira (16/5) pela Mega Brasil, publicação revela que a presença de negros nas agências de comunicação é de 20,7%, entre os 17 mil colaboradores – 11,2% de pardos e 9,5% de negros

Um levantamento inédito, realizado pelo Anuário da Comunicação Corporativa, finalmente jogou luzes sobre a presença dos negros em um dos mais importantes segmentos da comunicação corporativa no País, o das agências de comunicação, cujas 900 agências (1.500 se consideradas as micro de perfil informal) empregam pouco mais de 17 mil profissionais. Coordenado pelo Instituto Corda – Rede de Projetos e Pesquisas, o estudo revela que os negros empregados na atividade são 20,7%, sendo 11,2% de pardos e 9,5% de negros. O inusitado, segundo analisa Maurício Bandeira, que assina o estudo, é que os pretos não estão sub-representados, já que eles são 9,3% do total da população brasileira. Já os pardos, que são 46,5% da população, sim, e de forma acentuada (35,3% a menos).

“Há aqui uma ponderação metodológica”, afirma Bandeira no comentário que fez para o Anuário, “que faz com que esses resultados sejam vistos e analisados como uma primeira aproximação sobre a questão racial nas agências de comunicação. Diferentemente de como se procede no censo demográfico do IBGE, onde a autodeclaração da cor/raça foi o procedimento utilizado, nesse estudo a informação veio de um questionário respondido pela empresa, que identificou, segundo seus próprios critérios, a composição racial de seus empregados. Isso pode trazer distorções a esses resultados, mas também nos aproxima dessa questão nesse setor econômico, e abre essa importante discussão, até aqui não colocada publicamente”.

Versão digital já disponível

A edição digital do Anuário da Comunicação Corporativa 2022 já está acessível e pode ser consultada gratuitamente no site da publicação. Nas suas 312 páginas são apresentadas reportagens sobre o mercado assinadas pelos repórteres Ceila Santos, Cristina Vaz de Carvalho, Dario Palhares, Fernando Soares, Martha Funke e Vanderlei Campos, além de um artigo de autoria de Carlos Parente e Renato Delmanto, sobre os cuidados empresariais e da comunicação corporativa em relação às eleições presidenciais.

A edição impressa estará disponível no final de maio e será comercializada pela Mega Brasil pelo preço de R$ 100, mais custo de postagem.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments