A consultoria Llorente & Cuenca (LLYC) lançou um relatório sobre o comportamento dos consumidores ao redor do mundo em 2020, trazendo as dez principais tendências que devem se destacar no mercado ao longo do ano.
O estudo apresenta três abordagens que devem ser levadas em conta ao analisar o perfil dos consumidores e suas tendências de consumo: o desafio demográfico, que se refere ao envelhecimento da população e à obsessão por evitá-lo o máximo possível; os critérios econômicos, como a crise mundial e perfis de consumo específicos que variam para cada pessoa e região; e a evolução da tecnologia e o uso de dados, que aumentam o consumo por informações e as recomendações de produtos através de algoritmos e Inteligência Artificial.
As tendências apresentadas mostram um aumento no consumo da indústria alimentícia (Foodemic) e de beleza, principalmente nos produtos que desaceleram o envelhecimento (Forever Young), além de consumidores “cautelosos” em tempos de crise (Consumidor em crise) e um aumento na quantidade de idosos no ativismo − visto hoje como uma tendência global − graças ao envelhecimento das redes sociais (Ativismo pós-geracional). Confira o relatório na íntegra.