Com o apoio do site Amazônia Real, do qual é atualmente colaborador, Lúcio Flávio Pinto lançou o livro Amazônia – Fogo, Sangue e Cifrão (3C Gráfica e Editora), que reúne reportagens e textos que fez ao longo de 50 anos de carreira no jornalismo, cobrindo os mais diversos acontecimentos na região.
Lúcio Flávio viajou por todos os estados da Amazônia, registrando tudo o que via, como novos empreendimentos econômicos, conflitos sociais, disputas políticas, destruição da natureza, apropriação de riquezas, entre outros.
“Graças ao suporte que O Estado de S. Paulo e O Liberal me proporcionaram sistematicamente, não só testemunhei fatos inéditos na história regional como retornei diversas vezes a alguns desses cenários, acompanhando o desdobrar das ações neles desencadeadas”, escreveu o autor na apresentação da obra. “Pude aprofundar meus conhecimentos e testar as hipóteses que a consulta a fontes indiretas suscitava. Como disse ironicamente meu grande amigo Raul Bastos, também jornalista, eu levava demasiadamente a sério o acompanhar da história passo a passo, andarilho que sempre fui”.
Além da seleção de reportagens, Lúcio oferece também no livro dois textos finais que situam os fatos relatados e tentam explicar por que eles aconteceram e por que aconteceram daquela maneira.
“Lembro que viajava quase sempre sozinho, equipamentos a tiracolo, enfrentando alguns desafios e exposto a determinados riscos”, escreveu o jornalista. “Ia e voltava trazendo reportagens que justificavam o investimento nada desprezível de ir aonde os pioneiros iam. Hoje talvez não voltasse. Volto, pelo menos, com este livro, que ofereço como minha contribuição a essa incrível história do nosso tempo”.
- Leia também: Lúcio Flávio Pinto é Doutor Honoris Causa